A VOZ DOS OBJETOS 2020

Um ciclo de conversas semanais, em que os Curadores do MHNC-UP revelam as histórias por trás dos objetos.

Sempre às quartas-feiras, pelas 21h30, no Pátio do Polo Central do MHNC-UP (à Cordoaria).

Quartas-feiras, 21h30 | Entrada livre, limitada à capacidade do espaço e dependente de inscrição prévia. Inscrições através da app EVENTBRITE | Para todas as idades

SESSÕES

Quarta-feira, 1 de julho, 21h30

OS DINOSSAUROS DO MHNC-UP, com João Muchagata, curador de Paleontologia

Nesta sessão poderá viajar milhões de anos atrás no tempo e aprender mais sobre o mundo ancestral dos dinossauros, com foco em espécimes que temos no nosso museu e o seu enquadramento na coleção (compra, doação, recolha), bem como “espreitar” o futuro do pátio do museu e a sua exposição de paleontologia. Venha conhecer estes extraordinários objetos e todas estas histórias.

Quarta-feira, 8 de julho, 21h30

RÉPLICAS E MODELOS BOTÂNICOS, com Cristiana Vieira, curadora do Herbário

Um Herbário nunca é apenas uma coleção de plantas secas. Sobretudo se for uma coleção de um museu universitário, como o MHNC-UP, que agrega diversos objetos associados ao ensino e investigação botânica na cidade do Porto desde o século XIX. Nesta sessão, através da visualização e análise material e histórica destes modelos, iremos percorrer três séculos do ensino e das artes aplicadas à comunicação da ciência botânica microscópica.

Quarta-feira, 15 de julho, 21h30

PESOS DE VIDRO DE GEISSLER, com Marisa Monteiro, curadora de instrumentos científicos

Este belíssimo conjunto de ampolas de vidro de diversas dimensões, contendo mercúrio, calibradas e marcadas para servirem como massas para balanças de precisão, foi adquirido pelo notável químico portuense António Joaquim Ferreira da Silva, por volta de 1880 para o laboratório químico da Academia Politécnica. Venha conhecê-lo e descobrir as histórias que tem para nos contar.

Quarta-feira, 22 de julho, 21h30

ARMADILHA PARA TUBARÃO, com Rita Gaspar, curadora de arqueologia e etnografia

Esta peça, de leitura não imediata para o visitante, remete para uma tradição da Nova Irlanda, na Papua Nova Guiné: a cerimónia de pesca do tubarão. Esta é essencial e central na cultura Malangan, sendo também utilizada como ritual de passagem para os rapazes. Venha conhecer este extraordinário objeto e as histórias que tem para nos contar.

Quarta-feira, 29 de julho

AS COLEÇÕES DE FRANCISCO NEWTON, NATURALISTA PORTUENSE, com Luís Ceríaco, curador-chefe

As coleções zoológicas do MHNC-UP guardam centenas de espécimes colectados por Francisco Newton em São Tomé e Príncipe, Angola e Timor. Muitos destes espécimes representam espécies raras, outros serviram como base na descrição de várias espécies de moluscos, anfíbios e répteis. Mas quem foi Francisco Newton, naturalista nascido no Porto e que correu meio mundo a colectar espécimes de história natural? Através destas coleções conhecemos o seu colector, ao mesmo o tempo que aprendemos sobre a biologia destas espécies, a sua importância para a ciência e a riqueza e diversidade das coleções do MHNC-UP.

Voltar