AS VOLTAS DOS VÍRUS: DESCONCERTANTES REVELAÇÕES DO INVISÍVEL

1 de julho de 2021, 21h30 – 23h00 | Online

Se há palavra de que estamos todos saturados, será a palavra vírus. Estamos a atravessar a mais recente pandemia na história da humanidade, causada por um vírus, e este assunto domina o nosso quotidiano. E, no entanto, o que sabemos nós sobre vírus? É ponto assente que são muito, muitíssimo, pequenos, que existem diferentes espécies e que são capazes de nos virar a vida de pernas para o ar. Mas há todo um deslumbrante e desconcertante mundo por descobrir. Para onde quer que se “olhe” – e estamos todos os dias a melhorar a nossa “visão” – descobre-se uma extraordinária diversidade de vírus.  Só em 2019 descreveram-se 200 000 novas espécies e estima-se que em todo o planeta possa existir um total de 100 mil milhões de espécies de vírus! Destas, cerca de 200 são capazes de induzir doença nos seres humanos. Mas o seu impacto sobre nós vai muito além das doenças provocadas. Também no nosso organismo, mesmo no seu estado saudável, onde quer que se procure, encontra-se vírus. Nos nossos pulmões, no nosso sistema digestivo e até incorporados na nossa essência fundamental: o nosso código genético. Nesta conversa vamos mergulhar no mundo fascinante dos vírus e perceber o papel essencial que tiveram, e têm, na história da vida na Terra e da humanidade.

Investigadoras convidadas

Joana Abrantes (CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto)

Joana Abrantes é investigadora no grupo Imunidade e Doenças Emergentes no CIBIO-InBIO, Universidade do Porto e professora auxiliar convidada no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A sua investigação foca-se no estudo da coevolução parasita-hospedeiro, usando como modelo o coelho-bravo e doenças virais que o afetam, nomeadamente a doença hemorrágica viral do coelho. Tem particular interesse na evolução do vírus que causa esta doença e nas estratégias que utiliza para entrar nas células do hospedeiro. Adicionalmente, estuda o sistema imunológico do coelho-bravo para compreender a sua resistência/suscetibilidade a esta doença. Do seu trabalho de investigação têm resultado inúmeras publicações em revistas nacionais e internacionais.

Luísa Pereira (i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto)

Luísa Pereira é investigadora e líder de grupo no i3S. Conduz investigação em diversidade genética em populações da Europa, África, Península Arábica, América e Ásia, com o objetivo de inferir o passado e a evolução das populações humanas. Um dos principais motores da seleção em humanos têm sido os agentes patogénicos, pelo que Luísa tem vindo a identificar sinais desta diferente suscetibilidade populacional a doenças infeciosas. Tem estado envolvida na divulgação da investigação para o público em geral, sendo coautora do livro “O património genético português: a história humana preservada nos genes”.