FÉRIAS DE NATAL COM O MUSEU

Dia 21 de dezembro (2.ª feira) – DECORAÇÕES NATALÍCIAS NATURAIS

“Joana deu uma volta à roda da mesa. Os copos já lá estavam, tão frios e luminosos que mais pareciam vindos do interior de uma fonte de montanha do que do fundo de um armário. As velas estavam acesas e a sua luz atravessava o cristal. Em cima da mesa havia coisas maravilhosas e extraordinárias: bolas de vidro, pinhas douradas e aquela planta que tem folhas com picos e bolas encarnadas. Era uma festa. Era o Natal.”

In A noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen

Nesta atividade, poderás construir alfinetes, ímanes, molas e quadros muito originais – todos com recursos da natureza em nosso redor. Para isso, percorreremos os caminhos do Jardim Botânico da Universidade do Porto em busca de inspiração e de elementos naturais possas utilizar. Vem criar a tua obra de arte!

Dia 22 de dezembro (3.ª Feira)UM CONTO DE NATAL

“Passaram muitos dias, passaram muitas semanas até que chegou o Natal. E no dia de Natal Joana pôs o seu vestido de veludo azul, os seus sapatos de verniz preto e muito bem penteada às sete e meia saiu do quarto e desceu a escada. Quando chegou ao andar de baixo ouviu vozes na sala grande; eram as pessoas crescidas que estavam lá dentro.”

In A noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen

Um conto de Natal diferente relembra-nos que, afinal, nem só os presentes importam! A memória de um Natal outrora vivido num palacete na Quinta Grande do Campo Alegre fez as delícias dos que nesta entraram. Sophia de Mello Breyner Andresen relembra no seu conto algumas das suas memórias. Será a partir da sua interpretação que, percorrendo a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, perceberás que a grande casa de que Joana falava é real. Vem desfrutar deste Natal diferente!

Dia 28 de dezembro (2.ª Feira)A VIAGEM DAS PLANTAS AROMÁTICAS

“Havia no ar um cheiro de canela e de pinheiro. Em cima da mesa tudo brilhava: as velas, as facas, os copos, as bolas de vidro, as pinhas doiradas. E as pessoas riam e diziam umas às outras: «Bom Natal»”.

In A noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen

De todas as memórias que podemos recordar, é sem dúvida dos aromas dos doces de Natal que nos lembramos mais facilmente: canela, maçã, caramelo, aletria e chocolates… Estas são algumas das iguarias que desejamos saborear! Junta-te a nós, numa volta ao mundo que te permitirá conhecer algumas das sementes cujas plantas conferem diferentes aromas ao nosso Natal. Vem aprender a saborear!

Dia 29 de dezembro (3.ª Feira)ARTE, CIÊNCIA E “MÃOS-À-OBRA”

As formas geométricas que a natureza apresenta são variadas e curiosas. Os cones dos pinheiros podem formar triângulos, as estrelas no céu podem ser desenhadas com pentágonos e os flocos de neve podem ter os formatos mais diversos. Para viveres o espírito natalício, convidamos-te a coletar folhas, sementes e frutos do Jardim Botânico da Universidade do Porto e a utilizá-los para adornar a teu gosto uma vela com aroma natalício. Vem iluminar este natal!

Dia 30 de dezembro (4.ª Feira)O SONHO DE UM PINHEIRO

Pinho é um pinheiro, pequenino, que numa aventura pelo Jardim Botânico da Universidade do Porto, descobre que é uma das árvores mais fortes do mundo. Nunca soube que planta iria ser… pensou ser um sobreiro, mas a casca do seu tronco teria de ser feita de cortiça. Pensou ser uma camélia, mas não nasceram flores grandes e belas como as das suas vizinhas que ladeavam os jardins mais bonitos. Pensou ser uma laranjeira, mas não tinha frutos sumarentos como as laranjeiras do Jardim do Peixe. Vem conhecê-lo!