Mamíferos
A coleção de mamíferos (MHNC-UP/MAM) integra neste momento cerca de 850 espécimes. A maioria encontra-se taxidermizada, contando ainda com um pequeno núcleo de exemplares preservados em meio líquido ou em preparações osteológicas. Os espécimes mais recentes têm uma coleção de tecidos associada, preservada em álcool absoluto e indicada para estudos moleculares.
Os principais núcleos da coleção de mamíferos reportam-se a espécimes da fauna Sul-Americana, originários da coleção privada de José Teixeira da Silva Braga Júnior (século XIX), assim como espécimes comprados a importantes casas de história natural europeias (séculos XIX e XX) e exemplares coletados por naturalistas Portugueses. Existe também uma importante coleção Africana, originária da expedição de Francisco Newton (1864–1909) a Angola (1903-1905), bem como doações do então Museu Bocage de Lisboa. Mais recentemente, a coleção tem sido enriquecida por espécimes comprados a taxidermistas nacionais e estrangeiros, bem como por importantes doações de troféus de caça.
As principais linhas de trabalho nesta coleção incidem sobre o estudo da fauna Africana e Europeia, o seu crescimento, manutenção e conservação, e o apoio a projetos de investigação e académicos.






