Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi

Paleontologia

A coleção de paleontologia é constituída por fósseis de invertebrados (MHNC-UP/PAI), vertebrados (MHNC-UP/PAV) e plantas (MHNC-UP/PAB), totalizando aproximadamente 2400 espécimes. Atualmente, a coleção conta com 22 holótipos, 32 parátipos, 12 lectótipos e 17 sintipos, maioritariamente de fauna e flora do Carbonífero da região de São Pedro da Cova, em Portugal.

Parte da coleção tem origem em aquisições promovidas em finais do século XIX e inícios do século XX, maioritariamente no comptoir de história natural alemão Mineralien-Geschäft von Krantz. Importantes modelos históricos de foraminíferos, como os adquiridos a Reuss & Frič para aulas práticas na Universidade, atestam a diversidade e relevância desta coleção e sua importância para o ensino.

As principais linhas de trabalho associadas à coleção focam-se atualmente na paleobotânica e em exemplares do Ordovícico e Carbonífero português, bem como na manutenção e conservação geral das coleções, e apoio a projetos académicos e de investigação. Outras vertentes de trabalho estão focadas na conceção da exposição de paleontologia de vertebrados, incluindo fósseis de dinossauros do Jurássico e faunas associadas. A coleção encontra-se atualmente em processo de digitalização.

Cancer punctulatus

<span style="font-style: italic">Cancer punctulatus</span>

Dentes de Megalodon

Dentes de <span style="font-style: italic">Megalodon</span>

Fóssil estrela-do-mar

Fóssil estrela-do-mar

Keichousaurus

<span style="font-style: italic">Keichousaurus</span>

Ouriço

Ouriço

Pecopteris

<span style="font-style: italic">Pecopteris</span>

Rosasea soutoi

<span style="font-style: italic">Rosasea soutoi</span>

Rudistas (bivalves existintos)

Rudistas (bivalves existintos)

Trilobite

Trilobite

Vértebra de dinossauro saurópode

Vértebra de dinossauro saurópode