Sobre Nós
A contar histórias sobre a vida
Estabelecido formalmente no final de 2015, como resultado da fusão do Museu de História Natural da Universidade do Porto e do Museu da Ciência da Universidade do Porto/Núcleo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) tem como missão fundamental promover a construção e difusão do conhecimento sobre a evolução, diversidade e a convergência entre o mundo natural e cultural. Nesse sentido, o MHNC-UP compromete-se a preservar, valorizar, estudar e divulgar um vasto património associado às ciências naturais, exatas e humanas, edificado através de atividades educativas e de investigação desenvolvidas no seio da Universidade do Porto ao longo de mais de dois séculos.
O MHNC-UP encontra-se organizado segundo uma estrutura multipolar que integra um Polo Central localizado nas instalações do Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto, e outro, que inclui a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e o Jardim Botânico do Porto.
O Polo Central do MHNC-UP, que alberga as coleções históricas e recentemente constituídas de geologia, paleontologia, zoologia, arqueologia e etnografia, instrumentos científicos, arquivo documental e audiovisual e o Herbário da Universidade do Porto PO, encontra-se em restruturação, acolhendo, desde 2019, e enquanto este processo decorre, exposições temporárias. Por sua vez, quer a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, quer o Jardim Botânico do Porto, encontram-se totalmente abertos ao público.
O projeto de conceptualização e reestruturação do MHNC-UP permitiu a abertura ao público, em pleno século XXI, de um museu universitário com décadas de história renascido como um hibrido entre um museu moderno e um Centro Ciência Viva, com objetivos claros ao nível de quatro eixos fundamentais:
- Conservação;
- Investigação e Exploração;
- Educação; e
- Divulgação e comunicação.
No novo MHNC-UP, concebido segundo uma inovadora filosofia baseada no diálogo entre a arte e a ciência, são contadas histórias sobre a vida, destacando-se objetos e fenómenos exemplares, bem como personalidades proeminentes na história do Museu e os seus percursos, tudo recorrendo às mais avançadas soluções museográficas e tecnológicas.
Visão
Inspirar a curiosidade, apreciação e compreensão da vida e da evolução, na confluência entre a ciência, a tecnologia e a arte.
Valores
Curiosidade
Estimular a interrogação, o interesse pela descoberta e a vontade de saber e de conhecer
Diversidade
Valorizar e celebrar toda a riqueza que a diferença encerra
Beleza
Incentivar a apreciação da beleza e dos valores estéticos na relação com os mundos natural e cultural
Sustentabilidade
Pôr em prática políticas que assegurem um crescimento equilibrado e sólido em harmonia com a sociedade e o ambiente e a consciencialização da sociedade civil relativamente à relevância das mesmas
Colaboração
Promover a maior diversidade possível de parcerias aos mais variados níveis com vista a incrementar a relevância, autenticidade e qualidade das atividades desenvolvidas
Integridade
Desenvolver todas as suas atividades com rigor, responsabilidade e transparência
Respeito e responsabilidade
Incentivar uma atitude respeitosa e responsável relativamente aos mundos natural e cultural
Acessibilidade
Assegurar a disponibilização do conhecimento promovido à maior diversidade de públicos