É no Polo Central do MHNC-UP, localizado no coração da Baixa Portuense, que estão concentradas as suas colecções históricas, as quais surgem com a criação das primeiras aulas públicas de ensino de Náutica (1762) e Debuxo e Desenho (1779), que constituem os antecedentes da U. Porto.
Ao longo do tempo, colecções de geologia, paleontologia, zoologia, arqueologia e etnografia, botânica e ciência multiplicaram-se na sua tipologia e diversidade, constituindo-se como o resultado de dois séculos e meio de aquisições para os núcleos museológicos de faculdades e departamentos, recolhas para o desenvolvimento de actividades pedagógicas, colheitas para investigação, e incorporação de doações/legados cedidos por coleccionadores ou pelas respectivas famílias.
O Polo Central do MHNC-UP está actualmente a ser sujeito a uma profunda intervenção de reabilitação, não só ao nível da requalificação infraestrutural, mas também no que diz respeito ao tratamento e reacondicionamento das suas colecções e à redefinição do seu discurso museográfico. Enquanto este processo decorre, serão acolhidas nos espaços já renovados exposições temporárias que convidamos todos a descobrir.
O Polo Central do MHNC-UP acolhe o Laboratório Ferreira da Silva, um espaço emblemático na histórica da química em Portugal, renovado em conformidade com o estilo que detinha nas décadas de 30 e 40 do século XX e perfeitamente funcional. Aquele que é o primeiro espaço do Polo Central reabilitado no contexto do projeto de reconstrução do MHNC-UP a abrir ao público, será palco das mais diversas e apelativas atividades educativas e culturais.