FÉRIAS COM O MUSEU

NATAL NO MUSEU 2021

PROGRAMA

NA GALERIA DA BIODIVERSIDADE – CENTRO CIÊNCIA VIVA E JARDIM BOTÂNICO DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Atividades para crianças dos 6 aos 12 anos

Dia 20 de dezembro (2ª feira) – DECORAÇÕES NATALÍCIAS

“Joana deu uma volta à roda da mesa. Os copos já lá estavam, tão frios e luminosos que mais pareciam vindos do interior de uma fonte de montanha do que do fundo de um armário. As velas estavam acesas e a sua luz atravessava o cristal. Em cima da mesa havia coisas maravilhosas e extraordinárias: bolas de vidro, pinhas douradas e aquela planta que tem folhas com picos e bolas encarnadas. Era uma festa. Era o Natal.”

In A noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen

Nesta atividade poderás criar a tua obra de arte. Desde alfinetes, ímanes, molas e quadros muito originais; tudo com recurso à natureza que te rodeia. Para isso, percorrerás os caminhos do Jardim Botânico da Universidade do Porto à procura de inspiração e criarás esculturas recorrendo aos elementos naturais recolhidos. Vem criar a tua obra prima!

Dia 21 de dezembro (3ª Feira) ILUMINA O TEU NATAL

“Havia no ar um cheiro de canela e de pinheiro. Em cima da mesa tudo brilhava: as velas, as facas, os copos, as bolas de vidro, as pinhas doiradas. E as pessoas riam e diziam umas às outras: «Bom Natal».

In A noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen

Indo de encontro ao espírito natalício, convidamos-te a coletar folhas, sementes e frutos do Jardim Botânico da Universidade do Porto que poderás usar para adornar uma vela a teu gosto. Uma vela com aroma natalício que te dará a conhecer as partes das plantas que irás usar para tornar o teu Natal ainda mais luminoso!

Dia 22 de dezembro (4ª feira) NATUREZA E GEOMETRIA

Das formas mais simples às mais complexas, a natureza é capaz de criar os padrões mais diversificados. Dos triângulos às formas com 12 lados, a nossa missão nesta atividade será encontrar todas as figuras geométricas que se mostram (ou se escondem) na natureza. No final, criaremos figuras geométricas inspiradas nos padrões harmoniosos que a natureza produz. Poderemos ainda aprender a construir uma das formas mais perfeitas da natureza.

Dia 27 de dezembro (2ª Feira) JARDIM DE ESTRELAS

“E nessa noite Oriana, em vez de ir visitar o Poeta, encheu a margem do rio com pirilampos e fogos-fátuos e passou a noite a ver-se na água. Foi uma noite maravilhosa. Parecia uma festa extraordinária e fantástica no meio do silêncio e da escuridão da floresta. Os fogos-fátuos e os pirilampos eram iguais a estrelas.”

In A fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen

Nem só o céu se enche de estrelas. Por todo o Jardim Botânico podemos encontrar estrelas de várias cores, formas e feitios, que embelezam a vegetação: as flores. Nesta atividade poderás descobrir as mil e uma espécies onde esta forma da natureza se esconde. Mas antes disso, porque não conhecer algumas estrelas do céu noturno e observar que desenhos conseguimos fazer? E porque será que algumas constelações têm nomes de animais? Vem tornar-te numa estrela durante esta atividade divertida e luminosa!

Dia 28 de dezembro (3ª feira) NATUREZA E GEOMETRIA

Dia 29 de dezembro (4ª Feira) – ARTE, CIÊNCIA E “RESÍDUOS SUSTENTÁVEIS”

As formas geométricas que a natureza apresenta são variadas e curiosas. Os cones dos pinheiros podem formar triângulos, as estrelas no céu podem ser desenhadas com pentágonos e os flocos de neve podem ter os formatos mais diversos apesar de terem sempre seis lados. Nesta atividade, convidamos-te a criar um quadro de boas vindas para o Ano Novo!  Como recurso artístico, utilizaremos, para além dos elementos biológicos naturais do Jardim Botânico da Universidade do Porto, alguns resíduos Desta forma, estaremos a reutilizar materiais e a dar largas à nossa imaginação e originalidade, sempre em prol da sustentabilidade!

NO LABORATORIO FERREIRA DA SILVA

Atividade para crianças e jovens dos 11 aos 14 anos

Dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de dezembro – UM PRESENTE ENVENENADO

Temos um crime para resolver… E precisamos da tua ajuda! Aceitas este desafio?

Estamos em 1890, na cidade do Porto, a investigar uma morte ocorrida em circunstâncias muito suspeitas. Só tu, com ajuda da química, poderás resolver este caso! Nesta atividade científica vais aprender sobre o nascimento da Química Forense em Portugal, e também descobrir as aplicações práticas que a química tem no nosso dia-a-dia.

Vem explorar o fantástico mundo da ciência através de uma misteriosa aventura histórica, com muita diversão e várias experiências laboratoriais à mistura.