English version

Coleções e Investigação

O MHNC-UP é detentor de importantes coleções científicas. Atualmente estas coleções são constituídas por aproximadamente 850.000 espécimes, repartidos por um total de 17 coleções.

Estas coleções apresentam um longo horizonte temporal, desde os meados do século XIX até aos dias de hoje, e apresentam origens geográficas diversas, sendo, no entanto, especialmente ricas em material da Península Ibérica, América do Sul e alguns dos países Africanos de expressão oficial Portuguesa.

Uma pequena parte destas coleções encontra-se já digitalizada e os seus metadados disponíveis na plataforma GBIF.org.

As coleções do MHNC-UP são acessíveis a todo o público interessado (estudantes, investigadores, amadores e curiosos, etc.) mediante pedido de acesso atempado dirigido ao departamento de Coleções e Investigação e aos respetivos curadores.

No âmbito da sua missão, o MHNC-UP tem vindo também a receber e a servir de depósito de espécimes e coleções científicas originárias de investigações em curso (por parte de investigadores do MHNC-UP e outros), coleções institucionais e doações privadas.

Para qualquer questão relacionada com o acesso e utilização das coleções (investigação, empréstimos, visitas, etc.), ofertas, doações ou depósitos de espécimes/coleções, ou qualquer outro assunto relacionado com investigação científica neste âmbito, por favor contacte-nos através do seguinte endereço de e-mail: colecoes@mhnc.up.pt.

Ciência Cidadã

O MHNC-UP assume o compromisso de recuperar e promover uma cada vez mais perdida tradição de contributo de cidadãos individuais para o crescimento dos museus, envolvendo ativamente os naturalistas, investigadores e curiosos da era moderna na sua dinâmica, acolhendo-os nas suas instalações (quer física, quer digitalmente) e proporcionando-lhes a interação direta com as suas coleções, exposições, atividades, recursos e equipa.

Collections and Research

MHNC-UP holds important scientific collections. Currently approximately 850.000 specimens, divided through 17 collections, form these collections.

These collections span through a long timeframe, starting in the mid nineteenth century to the present day, and present diverse geographical origins, being particularly rich in material from the Iberian Peninsula, South America and some of the Portuguese speaking African countries.

A small fraction of these collections is already digitized and has its metadata available through GBIF.org.

The MHNC-UP collections are accessible to everyone (students, researchers, amateurs, etc.) after a formal and timely access request to the Collections and Research Department and to the respective curators.

As part of its mission, MHNC-UP has recently been receiving and serving as deposit of specimens and scientific collections of ongoing research (either by MHNC-UP researchers and by external researchers), institutional collections and private donations.

For any query related to the access and use of the collections (research accesses, loans, visits, etc.), offers, donation or deposits of specimens/collections, or any other topic related to collections-based scientific research, please contact us through this email address: colecoes@mhnc.up.pt.

Citizen Science

The MHNC-UP takes on board the compromise to recover and promote a lost tradition of allowing individual citizens to contribute to the growth and development of museums. The MHNC-UP opens its doors to the active engagement of naturalists, researchers, and curious minds, accommodating everyone in our spaces (both physically and digitally) and offering a direct interaction with the collections, exhibits, activities, resources, and the team itself.

Find out more