CINEECO SEIA NO PÁTIO DO MUSEU
Em julho de 2024, o MHNC-UP e a Casa Comum renovam a parceria com o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, e trazem, numa extensão do mesmo, uma seleção de filmes às Noites no Pátio do Museu.
Quartas-feiras, 3, 10, 17 e 24 de julho, 21h30 | Entrada livre, limitada à capacidade do espaço | Para todas as idades
SESSÕES
Quarta-feira, 3 de julho, 21h30
A INVENÇÃO DO OUTRO, de Bruno Jorge
Em 2019, o governo brasileiro coordena a maior e mais arriscada expedição das últimas décadas à floresta tropical amazónica, em busca de um grupo de indígenas isolados que se encontram vulneráveis, de modo a promover o seu primeiro contacto com pessoas não indígenas.
Bruno Pereira, que mais tarde seria assassinado na mesma região e se converteria num símbolo internacional a favor dos indígenas e da floresta, encabeça a expedição.
Brasil, 2022, Documentário, 144 min.
Quarta-feira, 10 de julho, 21h30
THE LAST TRANSHUMANCE, de Dragos Lumpan
Filmado em seis países durante quinze anos, The last transhumance leva-nos ao mundo dos pastores que caminham longas distâncias com os seus animais em busca de alimento: uma forma de vida ancestral que não é compatível com o mundo moderno.
Roménia, 2023, Documentário, 90 min., Legendado em Português
Quarta-feira, 17 de julho, 21h30
O GRITO DA RAPOSA NA NOITE FRIA, de Rui Pedro Lamy
Numa aldeia no interior de Portugal, no nordeste transmontano, um grupo de rapazes vence o tempo e a distância trazendo ciclicamente à sua aldeia o momento mágico da festa de inverno.
Uma festa com raízes ancestrais, bem anteriores ao cristianismo, e que ainda hoje prevalece viva na alma da sua gente.
Como em grande parte das aldeias do interior do país, a imigração é uma sombra definida e persistente, e a busca por uma vida melhor oferece-nos emoções mistas e contraditórias, mas a força da amizade e o sentimento de comunidade é mais forte para todos aqueles que regressam a casa, anualmente, para se reunirem e darem vida à aldeia.
Portugal, 2022, Documentário, 65 min.
Quarta-feira, 24 de julho, 21h30
PASSAGEM DOS ELEFANTES, de João Manso e Miguel Manso
Os realizadores acompanham o poeta António Poppe numa viagem a pé desde a Casa do Gigante, num lugar da Sertã, até Vila Velha de Ródão.
Aí ocorrem, em simultâneo, um encontro dedicado à poesia e uma confraternização entre arqueólogos que celebram os cinquenta anos desde o início das escavações nesse lugar.
Um filme sobre o tempo – de uma caminhada, da vida humana naquele lugar, o tempo geológico, o tempo cósmico – e a memória, aqui simbolizadas na presença dos últimos elefantes que habitaram a Europa, dos quais sobrou, como prova, a pequena lamela de um dente.
Portugal, 2023, Documentário, 74 min.