O DIA MAIS CURTO: CURTAS DO MUNDO

20 de dezembro de 2024 – 18h30 | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

O DIA MAIS CURTO regressa em dezembro, com uma edição à medida dos seus 12 anos de existência. Junte-se a nós e dê as boas-vindas a mais um Inverno na companhia de uma fantástica sessão de cinema!

Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério Norte do globo terrestre. Esta transição, que dá pelo nome de Solstício de Inverno, assinala também o dia mais curto do ano, que inspirou a criação da festa que celebra o formato mais curto e original do Cinema em todo o mundo: O Dia Mais Curto.

U. Porto adere pela quarta vez a esta iniciativa, com a exibição de três programas presenciais gratuitos no dia 20 de dezembro, em 3 espaços distintos da universidade: Planetário do Porto – Centro Ciência VivaGaleria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e Casa Comum (Reitoria da U.Porto).

Nesta edição, a Agência da Curta Metragem propõe 4 programas diversos para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, incluindo as ilhas.

Para destacar as produções feitas em Portugal, o programa “Novas Curtas Portuguesas” inclui algumas narrativas que farão refletir sobre alguns problemas na sociedade atual. “Curtas do Mundo” apresenta uma seleção das curtas-metragens internacionais que competem para o prémio ESFAA (European Short Film Audience Award) 2023, enquanto as secções dedicadas aos mais novos, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), destinam-se a explorar os universos emblemáticos do cinema de animação.

Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento, sessões especiais para escolas, e a sua exibição televisiva ou online.

Junte-se à celebração do formato mais criativo e original do cinema e dê as boas-vindas ao Inverno na melhor companhia!

PROGRAMAÇÃO NA U. PORTO

20 DEZ 2024, 17:00 | CURTINHAS PARA TODOS

Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Um conjunto encantador de curtas-metragens de animação que explora temas como distração, amizade e coragem, com personagens peculiares e momentos de ternura. Ideal para toda a família, esta sessão promete divertir e emocionar, trazendo histórias cheias de imaginação e humor.

Duração 49’ · M/6 | SAIBA MAIS

20 DEZ 2024, 18:30 | CURTAS DO MUNDO

Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

Uma seleção de cinco curtas-metragens que nos trazem o melhor do cinema internacional recente. Pela mão de novos realizadores e de realizadores já consagrados, somos levados a viver diferentes histórias, algumas do mundo de hoje e outras que nos levam a viajar até ao passado – à história do mundo e até mesmo à infância.

Duração 69’ · M/12

BEEN THERE, de Corina Schwingruber Ilić · Suíça

2023 · DOC · 10’

Viagens de fim de semana, férias na cidade, um desvio para a natureza ou uma volta ao mundo. Mal se tiram uns dias de férias e já se partiu. Nunca antes o desejo de viajar foi tão generalizado e os locais visitados tão sobrecarregados. O que é que ganhamos com isso, para além da prova fotográfica de que estivemos lá?

THE MAN WHO COULD NOT REMAIN SILENT, de Nebojša Slijepčević · Bulgária, Eslovénia

2024 · FIC · 14’

27 de fevereiro de 1993, Strpci, Bósnia e Herzegovina. Um comboio de passageiros a fazer a viagem entre Belgrado e Bar é parado por forças paramilitares que, sob o pretexto do controlo de documentos de identificação, estão numa operação de limpeza étnica. Entre os 500 passageiros, apenas um homem se insurge contra a detenção ilegal de civis inocentes. Esta é a história verídica de um homem que não conseguiu ficar calado.

ON THE WAY, de Samir Karahoda · Kosovo

2024 · FIC · 15’

Pai e filho estão a caminho do aeroporto para levantar uma encomenda vinda do estrangeiro. No meio dos inúmeros obstáculos burocráticos que despontam ao longo da viagem, desvanece-se a esperança de verdadeiras mudanças políticas e sociais no seu país, o Kosovo. Resta-lhes encontrar conforto e força no otimismo que partilham face ao futuro.  

MAYBE ELEPHANTS, deTorill Kove · Noruega, Canadá

2024 · ANI · 17’

Quando os pais e as três irmãs trocam uma vida segura e previsível na Noruega pelas novas incógnitas da vibrante Nairobi dos anos 70, no Quénia, a vida desta família atravessa uma transformação completa. Esta é também a história de alguém que, numa adolescência em formação e crescendo no seio de uma família carinhosa, de repente se vê obrigada a lidar com a forte atração das necessidades individuais.

DANCING IN THE CORNER (DANÇANDO NO CANTO), de Jan Bujnowski · Polónia

2024 · FIC · 13’

Na Polónia, em 1989, enquanto o regime comunista entra em colapso, um jovem e o seu pai, como muitas famílias polacas, partilham a experiência e contentamento de ver um jogo de futebol em televisões a cores. O ritual fortalece a relação entre o jovem e o seu pai ao longo dos anos, e continua a cativar a imaginação do rapaz. Tanto que, a partir desse momento, essa imaginação nunca mais o abandona ao longo da sua vida.

20 DEZ 2024, 21:30 | NOVAS CURTAS PORTUGUESAS

Casa Comum da U.Porto

Uma seleção de quatro curtas-metragens portuguesas estreadas recentemente. Entre animação, ficção e documentário, este programa traz-nos diferentes olhares de realizadores emergentes, que nos levam numa viagem por dramas familiares, histórias de adolescência e até à infância, uma sessão cheia de emoção e também humor.

Duração 70’ · M/12 | SAIBA MAIS

INFORMAÇÕES

No Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e na Casa Comum da U.Porto a entrada é livre e limitada à lotação dos espaços.

Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva a entrada é gratuita, mediante inscrição prévia (galeria@mhnc.up.pt), e limitada à lotação do espaço.

Conheça o programa completo da edição deste ano desta iniciativa no website oficial.