COMO AS COLEÇÕES DE BOTÂNICA INSPIRAM ATIVIDADES PRÁTICAS DE PALEONTOLOGIA

Tipo de curso: teórico-prático

Data: 9 de outubro de 2020 | 10h00 – 18h00

Duração: 6h

Local: Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e Jardim Botânico do Porto

Preço: 50 € (inscrição regular); 30 € (estudantes e funcionários de instituições abrangidas pelos protocolos MHNC-UP para a promoção e divulgação das coleções e património científico); 70 € (instituições e empresas); gratuito (funcionários de instituições associadas ao consórcio PRISC) | | Estão disponíveis 10 Bolsas PRISC (inscrição gratuita), sendo dada prioridade a candidatos desempregados, residentes fora da área metropolitana do Porto e estudantes – as bolsas excedentes serão distribuídas por ordem de recepção das inscrições.

DESCRIÇÃO

Neste curso, os participantes apreenderão um novo olhar sobre o Jardim Botânico do Porto, tendo a possibilidade de recuar milhões de anos no tempo. Utilizando espécimes da coleção do MHNC-UP – botânica e paleobotânica – iremos relacionar o registo fóssil com as plantas vivas, bem como compreender melhor os processos de fossilização. Após uma breve introdução teórica, iremos desconstruir as ideias base da paleontologia e aprender a aplicar metodologias de trabalho prático na área da paleontologia a atividades pensadas para os mais novos. Pretende-se que estas atividades práticas possam posteriormente ser replicadas pelos formandos/ participantes.

OBJETIVOS

O objetivo do curso é proporcionar aos participantes um leque de conhecimentos teórico-práticos sobre a aplicabilidade do espécime botânico e paleontológico em módulos de aprendizagem dirigida ao público mais jovem.

Objetivos de aprendizagem:

• Compreender a relação entre espécimes vivos/atuais e o registo fóssil – fósseis vivos;
  • Compreender a relação entre a botânica e a paleontologia no MHNC-UP, bem como a sua relação como  parte integrante da cidade do Porto e arredores (Valongo, São Pedro da Cova, etc.);
  • Conhecer o papel contemporâneo das coleções de paleontologia e paleobotânica do MHNC-UP e o seu impacto no público mais jovens;
  • Aplicar metodologias de trabalho prático no âmbito da paleontologia, apoiadas pelos espécimes biológicos e paleontológicos.

Competências específicas:

• Desenvolver conhecimentos na área da botânica, paleobotânica e paleontologia;
  • Desenvolver técnicas e metodologias práticas de outreach;
  • Conhecer o contributo do estudo dos fósseis e dos processos de fossilização para a reconstituição da história da vida na Terra;
  • Identificar as principais etapas da formação de fósseis e estabelecer as possíveis analogias entre as mesmas e o contexto real em que os fenómenos acontecem;
  • Compreender o contributo do estudo dos fósseis e dos processos de fossilização para a reconstituição da história da vida na Terra.

PLANO DO CURSO

Apresentação oral pelos curadores dos vários tópicos constantes do programa, acompanhada de exemplificação e demonstração de tipologias de coleções MHNC-UP e de casos práticos a ser implementados pelos formandos.

Informal: intervenção dos formandos.