A VIDA DO JARDIM – Oficinas temáticas sazonais

INVERNO (dezembro, janeiro e fevereiro)

• O mundo das orquídeas

As orquídeas pertencem a uma das maiores famílias de plantas – as Orchidaceae –, apresentando cerca de 27000 espécies, inúmeros híbridos e variadíssimos cultivares produzidos por horticultores. As orquídeas apresentam uma enorme diversidade de cores, formas e tamanhos e ocupam diferentes habitats, estando presentes em todos os continentes, com a exceção da Antártida. Esta diversidade está intimamente ligada à sua grande dependência e intensa interação com outros seres vivos, como polinizadores e fungos. Nesta oficina vamos explorar a coleção de orquídeas do Jardim Botânico da Universidade do Porto e demonstrar técnicas de cultivo das diferentes espécies e cultivares.

• Decorações vivas

As plantas revelam impressionantes estratégias de colonização de novos espaços. Um excelente exemplo são as plantas epífitas, que vivem sobre os troncos das árvores, nas fendas das rochas ou sobre uma camada de musgo, conseguindo assim um espaço nas densas florestas. Tirando partido das estratégias de sobrevivência de fetos, tilândsias, orquídeas e alguns catos, é possível fazer bonitas peças de decoração vivas para os nossos espaços. Nesta oficina vamos apresentar algumas das técnicas de manipulação e manutenção de espécies mais adequadas à preparação de kokedamas, quadros vivos e terrários de fácil manutenção e elevada durabilidade.

• Podas de inverno

O inverno é a altura do ano em que se fazem as principais podas das árvores e dos arbustos dos nossos jardins. Para fazermos uma boa poda é fundamental ter em atenção não só o modo de crescimento de cada planta, como também o objetivo da nossa intervenção. Nesta oficina vamos abordar as especificidades das mais importantes espécies do jardim, discutir como e quando fazer podas de formação ou de limpeza, e revelar alguns cuidados a ter em conta durante as podas de inverno.

PRIMAVERA (março e abril)

• Biodiversidade cultivada em casa

Árvores e arbustos que providenciam alimento e abrigo para a fauna selvagem, flores atrativas para insetos polinizadores, madeira morta e pequenos pontos de água são importantes estruturas ecológicas que promovem a biodiversidade e enaltecem as experiências que os espaços verdes nos proporcionam. Nesta oficina vamos falar do papel destas estruturas no cultivo da biodiversidade urbana e de técnicas de manutenção adaptadas aos nossos jardins ou varandas.

• Propagações de plantas

Na primavera, o jardim ganha um novo encanto, as árvores desabrolham, novas flores aparecem a cada dia e as temperaturas convidam a passeios mais prolongados e contemplativos. Esta é também uma das melhores épocas para reproduzirmos as nossas plantas. Estacaria, enxertia e alporquia são técnicas de propagação vegetativa de plantas que, para além de permitirem a reprodução de novas plantas, garantem a conservação genética das espécies e cultivares dos nossos jardins. Nesta oficina vamos abordar as diversas técnicas de multiplicação de plantas, desvendando mistérios e clarificando mitos, de forma a reproduzirmos com sucesso qualquer planta.

OUTONO (outubro e novembro)

• Sementeiras de outono

O outono é a melhor época para a recolha de bagas silvestres, bolotas e outras sementes. Muitas sementes têm mecanismos de dormência que permitem a sua conservação até que se reúnam as condições necessárias à germinação e à sobrevivência da planta. Na natureza, certos fatores, como a seca, mudanças de temperatura, exposição ao fogo e ação fúngica ou bacteriana, resultam na quebra da dormência da semente.  Nesta oficina, depois de um percurso pelo Jardim Botânico da Universidade do Porto para colheita de sementes, vamos desvendar as técnicas pré-germinativas utilizadas nas sementeiras de outono.

• Plantas de interior

Cada vez mais desejamos trazer a natureza para dentro das nossas casas, promovendo o conforto e a estética dos espaços. Contudo, cada espécie tem as suas particularidades e diferentes exigências de manutenção. Assim, é fundamental conhecer a origem e o habitat das espécies que escolhemos e aplicar esse conhecimento nas práticas de cultivo. Nesta oficina poderá conhecer as espécies mais utilizadas como plantas de interior e as suas principais necessidades em termos de manutenção.