A VOZ DOS OBJETOS

Um ciclo de conversas semanais, em que os Curadores do MHNC-UP revelam as histórias por trás dos objetos.

Sempre às quartas-feiras, pelas 21h30, no Pátio do Polo Central do MHNC-UP (à Cordoaria).

Quartas-feiras, 21h30 | Entrada livre, limitada à capacidade do espaço e dependente de inscrição prévia. Inscrições através da app EVENTBRITE | Para todas as idades

SETEMBRO | 09_2020

Quarta-feira, 9 de setembro, 21h30

FONÓGRAFO DE EDISON, com Marisa Monteiro, curadora de instrumentos científicos

No final de 1877, o prolífero inventor Thomas Edison chamou os jornalistas ao seu laboratório em Menlo Park (E.U.A.) para lhes mostrar a sua última invenção: uma máquina capaz de gravar e reproduzir repetidamente a voz humana, a que deu o nome de fonógrafo. Dada a curiosidade suscitada pelo engenho, com a aproximação da grande Exposição Universal de Paris, em 1878, Edison comissionou um fabricante francês para produzir um número não conhecido de exemplares de pequena dimensão para venda. A Academia Politécnica do Porto viria a adquirir um desses exemplares, por metade do orçamento anual do Gabinete de Física. Venha conhecer este extraordinário objeto e as histórias que tem para nos contar.

Quarta-feira, 16 de setembro, 21h30

JÓIAS, MINERAIS E FÓSSEIS COMO OBJETOS DE COLECIONISMO, com João Muchagata, curador de paleontologia

Nesta sessão, trazemos histórias dos inesperados objetos que fazem parte da coleção de geologia e paleontologia do MHNC-UP. Desta vez, os protagonistas fazem parte de uma coleção particular doada ao museu, que inclui diversos tipos de minerais, fósseis e pedras semi-preciosas. Esta diversa coleção evidencia a curiosidade inata do ser humano em colecionar a história natural, e que são, hoje em dia, um contributo importante para o crescimento das coleções do MHNC-UP. Venha conhecer estes extraordinários objetos e todas estas histórias.

Quarta-feira, 23 de setembro, 21h30

TUBARÃO NATURALIZADO, com Helena Gonçalves, curadora de peixes

Pelo facto de serem grandes predadores dos oceanos, os tubarões sempre exerceram um grande fascínio sobre os humanos. Venha conhecer algumas das espécies de tubarões presentes na colecção do MHNC-UP. Um grupo de animais cuja a sobrevivência está sob séria ameaça devido à sobrepesca e outras atividades humanas.

Quarta-feira, 30 de setembro, 21h30

OS ESPÉCIMES QUE CONTAM HISTÓRIAS DE EXPLORAÇÃO, com Luís Ceríaco, curador-chefe

As expedições científicas não são coisa do passado. Hoje em dia continuam a ser realizadas por naturalistas de todo o mundo em busca de respostas a um sem número de questões. Nos últimos anos, em colaboração com colegas e instituições Angolanas, curadores e colaboradores do MHNC-UP têm desenvolvido novas expedições cientificas para estudar os anfíbios e répteis deste país Africano. Parte destes espécimes são depositados nas coleções do MHNC-UP e têm servido para vários estudos, incluindo a descrição de novas espécies para a ciência. Nesta conversa vamos apresentar alguns destes exemplares, falar sobre as expedições que lhe deram origem, e sobre os trabalhos que estão a ser desenvolvidos em torno dos mesmos.

Voltar