ACOLHIMENTO E INTERAÇÃO COM O VISITANTE ESPECIAL – ASPETOS BÁSICOS

Tipo de curso: oficina/workshop

Data: 17 de outubro de 2020 | 10h00 – 18h00

Duração: 6h

Local: Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e Jardim Botânico do Porto

Preço: 50 € (inscrição regular); 30 € (estudantes e funcionários de instituições abrangidas pelos protocolos MHNC-UP para a promoção e divulgação das coleções e património científico); 70 € (instituições e empresas); gratuito (funcionários de instituições associadas ao consórcio PRISC) | | Estão disponíveis 6 Bolsas PRISC (inscrição gratuita), sendo dada prioridade a candidatos desempregados, residentes fora da área metropolitana do Porto e estudantes – as bolsas excedentes serão distribuídas por ordem de recepção das inscrições.

DESCRIÇÃO

Experienciação individual de visita ao museu em simulação de diferentes incapacidades. Breve abordagem teórica sobre públicos com necessidades especiais (mobilidade condicionada, deficiência visual, surdez, deficiência intelectual, outras). Algumas técnicas a utilizar no acolhimento e interação com os diferentes públicos. Actividade prática de exemplificação.

OBJETIVOS

• Sensibilizar o staff para um acolhimento atento e personalizado do visitante com necessidades especiais
  • Dotar o staff de capacidades técnicas para a promoção da inclusão do visitante especial através do acolhimento adequado

PLANO DO CURSO

10h00 – 11h00

Experimentação de visita ao museu:

• com os olhos vendados;
  • em cadeira de rodas;
  • com os ouvidos tapados;
  • com explicações num código desconhecido.

11h30 – 12h30

Sessão expositiva sobre públicos com necessidades especiais (mobilidade condicionada, deficiência visual, surdez, deficiência intelectual, outras)

14h00 – 16h00

Sessão expositiva sobre algumas técnicas a utilizar no acolhimento e interacção com os diferentes públicos

16h30m – 17h30

Actividade prática de exemplificação das técnicas a utilizar no acolhimento e interação com os diferentes públicos

AVALIAÇÃO

Informal: intervenção dos formandos.