ACOLHIMENTO E INTERAÇÃO COM O VISITANTE ESPECIAL – ASPETOS BÁSICOS
Formador responsável: Paula Costa
Outros formadores: Mobilitec; outros convidados
Número máximo de participantes: 10
Tipo de curso: oficina/workshop
Data: 17 de outubro de 2020 | 10h00 – 18h00
Duração: 6h
Local: Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e Jardim Botânico do Porto
Preço: 50 € (inscrição regular); 30 € (estudantes e funcionários de instituições abrangidas pelos protocolos MHNC-UP para a promoção e divulgação das coleções e património científico); 70 € (instituições e empresas); gratuito (funcionários de instituições associadas ao consórcio PRISC) | | Estão disponíveis 6 Bolsas PRISC (inscrição gratuita), sendo dada prioridade a candidatos desempregados, residentes fora da área metropolitana do Porto e estudantes – as bolsas excedentes serão distribuídas por ordem de recepção das inscrições.
DESCRIÇÃO
Experienciação individual de visita ao museu em simulação de diferentes incapacidades. Breve abordagem teórica sobre públicos com necessidades especiais (mobilidade condicionada, deficiência visual, surdez, deficiência intelectual, outras). Algumas técnicas a utilizar no acolhimento e interação com os diferentes públicos. Actividade prática de exemplificação.
OBJETIVOS
- Sensibilizar o staff para um acolhimento atento e personalizado do visitante com necessidades especiais
- Dotar o staff de capacidades técnicas para a promoção da inclusão do visitante especial através do acolhimento adequado
PLANO DO CURSO
10h00 – 11h00
Experimentação de visita ao museu:
- com os olhos vendados;
- em cadeira de rodas;
- com os ouvidos tapados;
- com explicações num código desconhecido.
11h30 – 12h30
Sessão expositiva sobre públicos com necessidades especiais (mobilidade condicionada, deficiência visual, surdez, deficiência intelectual, outras)
14h00 – 16h00
Sessão expositiva sobre algumas técnicas a utilizar no acolhimento e interacção com os diferentes públicos
16h30m – 17h30
Actividade prática de exemplificação das técnicas a utilizar no acolhimento e interação com os diferentes públicos
AVALIAÇÃO
Informal: intervenção dos formandos.