ACORDAR PARA A VIDA! O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

1 de outubro de 2020, 21h30 – 23h00 | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

O objetivo primordial da educação ambiental passa pela consciencialização para a importância de preservar o meio ambiente como recurso imaterial e finito, que é pertença de todos. Trabalhando ao nível da promoção de construção de conhecimento, domínio de ferramentas, desenvolvimento de atitudes e auscultação de motivações, pretende-se promover o desenvolvimento de uma preocupação em relação ao ambiente e aos seus problemas, conducente ao exercício de uma cidadania ativa que radique no compromisso de trabalhar individual e coletivamente na identificação e implementação de soluções para desafios atuais, bem como na prevenção de novos problemas.

Estas são as linhas orientadoras que constam da Carta de Belgrado da UNESCO, datada de 1975. Em Portugal, já em 1974 se propunha na primeira “Lei de Bases do Ambiente”, a promoção de campanhas educativas nacionais ou regionais sobre o ambiente. Passados 45 anos, as ações de educação ambiental continuam a ser encaradas como estruturais para a sustentabilidade, mas é indiscutível que existem erros a assumir e que se torna necessário repensar fórmulas formatadas. Há que alterar um discurso que se tornou já repetitivo e desgastado e pensar o problema sob todas a vertentes humanas, nomeadamente explorando o diálogo com as variadas formas de expressão artística. Nesta sessão vamos falar do que se faz em educação ambiental e do que se deveria fazer. Como, por quem e em que contextos. E com urgência, porque um dos recursos que começa a escassear é mesmo o tempo.  

Investigadores convidados

Samuel Silva (i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade)

Artista plástico e professor, vive e trabalha no Porto. Os seus projetos têm explorado relações entre a prática artística e o contexto social, nomeadamente os processos de envolvimento e participação de públicos ou situações intersticiais entre criação artística e educação não formal. É Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Doutorado em Educação Artística e Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela mesma instituição. Enquanto investigador colabora com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS) da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto nas áreas da educação e mediação em espaços culturais ligados à arte contemporânea.

Sara Velho (Câmara Municipal do Porto)

Licenciada em Arquitetura Paisagista (2008) e Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território (2010), colabora, desde 2009, em projetos multidisciplinares que envolvem estratégias e atividades de planeamento e gestão do território, ambiente urbano e educação ambiental, tendo por base a sustentabilidade. Desde 2018 desempenha funções na Divisão Municipal de Gestão Ambiental, desenvolvendo atividades de planeamento, gestão e assessoria de apoio à decisão. Tem-se focado na estratégia municipal e ações para a transição do Município para uma Economia Circular.

Co-fundou o Cidade Mais (festival de desenvolvimento sustentável e transformação social), foi co-dinamizadora do Educador Ambiental (sensibilização e educação ambiental), é membro do Projeto Vida Desperta (focado em descobrir e praticar uma vida consciente) e canta com a Associação NOVATERRA (sons da Terra), projetos que continua a apoiar. Acredita nos processos colaborativos e na conexão verdadeira para a resiliência humana.

Joana Cadima (Centro de Psicologia da Universidade do Porto)

Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, é atualmente professora auxiliar e investigadora no Centro de Psicologia desta Universidade. Tem desenvolvido investigação que procura compreender como é que os contextos educativos, em particular as interações adulto-criança e as relações sociais, podem apoiar e promover o desenvolvimento e aprendizagem das crianças em contextos de risco sociocultural. Participa em vários projetos de investigação, de entres os quais se destaca o projeto nas creches QualityMatters e o projeto europeu centrado na diminuição das desigualdades educacionais ISOTIS.

Diana Alves (Centro de Psicologia da Universidade do Porto)

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE –UP) e psicóloga clínica no Serviço de Intervenção Psicológica de Crianças e Adolescentes do Serviço de Consultas da FPCE UP, onde coordena a Unidade de Dificuldades de Aprendizagem. É a coordenadora cientifica do projeto “O crescer do Ler” em Santa Maria da Feira. É também consultora e formadora no âmbito da promoção da literacia emergente, das competências socio emocionais e intervenção clínica de crianças e adolescentes. Desenvolve investigação no âmbito dos preditores da aprendizagem da leitura e da escrita e da competência social, emocional e académica em crianças de idade escolar.

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