ARTE E CIÊNCIA EM FAMÍLIA – OFICINAS TEMÁTICAS PARA FAMÍLIAS

PROGRAMA

CASINHAS DE ANÕES (dias 2 e 9 de janeiro de 2021)

“Imaginava a casa dos anões, os seus palácios enterrados na terra como as luras dos coelhos ou escondidos em lugares solitários, dentro do tronco das árvores. … E tendo meditado alguns momentos resolveu fazer ali uma casa pequenina e imaginar que os anões viriam a morar nela. Com cascas de plátano, paus e pedras fez muros e telhados à roda do tronco. Depois cobriu os telhados com musgo, para proteger bem a casa da chuva e do frio, foi buscar canas e cortou-as todas em pedaços iguais com a tesoura de podar as flores, que foi pedir emprestada ao jardineiro. E atando com ráfia as canas fez uma porta que se podia abrir e fechar.” 

In A Floresta, de Sophia de Mello Breyner Andresen

Nesta aventura literária, as famílias serão convidadas a recriar casinhas de anões com diversos tamanhos, feitios e materiais, a partir do imaginário criado por Sophia. O desafio será descobrir qual a família mais criativa!

SEMENTES DO MEU MUNDO (dias 16 e 23 de janeiro de 2021)

O globo terrestre está coberto de vida.  Nesta sessão, focada na biodiversidade vegetal, daremos a conhecer as propriedades gastronómicas, ornamentais, medicinais e terapêuticas das plantas. Aos nomes comuns que normalmente usamos para as identificar, associaremos  os seus nomes científicos. Abordaremos também a domesticação das plantas e a sua (sobre)exploração, que se pode manifestar em desequilíbrios nos ecossistemas terrestres. Nesta oficina, cada família poderá construir um globo sustentável!

BIO-TOTEM (dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro de 2021)

Com esta oficina tomaremos consciência de que muitos dos seres vivos que hoje conhecemos correm perigo de extinção. Com recurso a elementos naturais recolhidos no Jardim Botânico da Universidade do Porto, cada família será convidada a representar o ser vivo que melhor identifica cada participante, a partir de um conjunto de espécies em vias de extinção, construindo um totem personalizado.

TERRA-À-VISTA (dias 13  e 20 de fevereiro de 2021)

Em comemoração do Dia de Darwin, preparámos uma atividade repleta de aventuras. Tal como Darwin, viajaremos pelo mundo à descoberta de novos continentes, plantas e animais. Conseguem imaginar o fascínio de Darwin ao conhecer pela primeira vez terras por si nunca antes avistadas? Como seriam as plantas destes novos continentes e como se comportariam estes novos animais? Para além disso, como poderia este naturalista provar a sua descoberta? Recorrendo à ilustração, cada família poderá desenhar o quadro mais inspirador partindo da sala onde poderão “dar a volta ao mundo”.

CARNAVAL – MÁSCARA DIDAGUR (dias 27 de fevereiro e 6 de março de 2021)

Em comemoração do carnaval, o MHNC-UP propõe uma atividade diferente: a partir da descrição áudio de uma máscara Didagur, proveniente da Papua-Nova-Guiné, que integra a coleção de etnografia do MHNC-UP, os participantes serão convidados a fazer representações plásticas destes objetos, criando-se um contexto favorável à discussão de aspetos históricos e culturais associados à utilização de máscaras. Cada família poderá criar uma máscara única para o seu clã!

OS PI-NHEIROS DA FLORESTA AUTÓCTONE (dias 13 e 20 de março de 2021)

“Há muitos anos, há dezenas e centenas de anos, havia em certo lugar da Dinamarca, no ex­tremo Norte do país, perto do mar, uma grande flo­resta de pinheiros, tílias, abetos e carvalhos. Nes­sa floresta morava com a sua família um Cavalei­ro. Viviam numa casa construída numa clareira rodeada de bétulas. E em frente da porta da casa havia um grande pinheiro que era a árvore mais alta da floresta.”

    in O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andresen

Como comemoração do Dia do Pi (3,14), que se celebra a 14 de março, e do Dia da Àrvore, que se celebra a 21 de março, o MHNC-UP propõe uma atividade que une a matemática e a natureza. Com circunferências coloridas de raios variados, podemos calcular o perímetro dos troncos das árvores recorrendo ao número pi. Nesta sessão construiremos pinheiros originais com materiais naturais e com muita criatividade. Com base neste exercício criativo, perceberemos como  é possível, a partir da matemática, representar a natureza.

O MISTÉRIO DOS OVOS (dias 27 de março e 3 de abril de 2021)

Numa aventura assustadora, por mares nunca antes navegados, nasce um coelhinho corajoso, de seu nome Darwin. A história deste coelhinho começa através de uma viagem de exploração do desconhecido. Com ele partiremos à descoberta d’A Origem das Espécies na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, e cada família poderá explorar os cenários desta aventura no Jardim Botânico da Universidade do Porto, numa verdadeira caça aos ovos!

A CASA DOS INSETOS POLINIZADORES (dias 10 e 17 de abril de 2021)

Numa oficina dedicada à grande diversidade de insetos, as famílias terão a oportunidade de capturar e observar insetos polinizadores. Por entre os recantos do Jardim Botânico da Universidade do Porto pairam nas flores perfumadas os agentes responsáveis pela polinização, um processo essencial para a manutenção da vida. A missão é simples: cada família será convidada a construir casas de insetos para que possamos proteger estes heróis da natureza.

FÓSSEIS – A MÁQUINA DO TEMPO (dias 24 de abril e 1 de maio de 2021)

Utilizando utensílios semelhantes aos de um paleontólogo, cada família terá a oportunidade de explorar (réplicas de) fósseis, refletindo sobre o contributo do estudo dos fósseis para a biodiversidade. Numa vista pelo Jardim Botânico da Universidade do Porto, os participantes encontrarão alguns fósseis vivos vegetais, com os quais poderão simular o processo de fossilização, percebendo a sua importância para a reconstituição da história da vida na Terra.

NOS TRILHOS DO JARDIM BOTÂNICO (dias 8 e 15 de maio de 2021)

Pelos caminhos do Jardim Botânico da Universidade do Porto é possível desvendar enigmas e mistérios que a diversidade de seres vivos esconde. Será através dos trilhos do Jardim que ficaremos a conhecer algumas das curiosidades de cada ser vivo. Onde podemos encontrar as rãs? E qual o aroma das mais belas camélias do Jardim? Será que no deserto só existem catos? Com a ajuda de um mapa e partindo à descoberta, tudo o que parecia estar escondido revelar-se-á diante dos nossos olhos.

CORES DA NATUREZA (dias 22 e 29 de maio de 2021)

Nesta oficina, todos serão verdadeiros artistas da natureza. Os participantes serão desafiados a criar a sua obra de arte, grande, pequena, pesada ou leve, colorida ou monocromática, mas sempre 100% natural. Para isso, poderão coletar galhos, folhas, pinhas, rochas, que encontrem, livres, no Jardim Botânico da Universidade do Porto. Assim se construirão as mais inesperadas obras de arte, criativas e originais.

VESTÍGIOS ANIMAIS (5 e 12 de junho de 2021)

Se estivermos atentos, podemos comprovar a existência de vários animais no Jardim Botânico da Universidade do Porto. Desde pequenos mamíferos a aves, passando por e répteis, anfíbios e insetos, podemos identificar alguns dos animais que habitam estes jardins urbanos. Mas nem sempre é fácil observá-los. Em família, partiremos à descoberta  de vestígios da presença de animais. Pegadas, excrementos, regurgitações, cascas de ovos, pelos e pele são apenas algumas das pistas que vamos decifrar de modo a compreender a discreta biodiversidade animal que habita nesta unidade do MHNC-UP.

SABONETES COM PLANTAS AROMÁTICAS (19 e 26 de junho de 2021)

Nesta oficina, de caráter experimental, cada família explorará soluções que lhe permitirão ser mais sustentável na sua própria casa, produzindo sabonetes com materiais muito simples e naturais. Lavanda, laranja, alfazema e alecrim são algumas das plantas que se encontram ao nosso redor e que poderão ser utilizadas para esse efeito.  Com diferentes aromas, cores e feitios vamos descobrir quão original e sustentável consegue ser cada família!

Voltar