FÉRIAS COM O MUSEU 2024 – CARNAVAL NO MUSEU

PROGRAMA

12 de fevereiro de 2024 – SOBREVIVÊNCIA DISFARÇADA

“Estava tudo muito quieto e muito calado. A floresta parecia despovoada. Não se ouviam pássaros. Não havia nenhuma flor. Mas havia muitos cogumelos venenosos. E Oriana chamou: – Pássaros, esquilos, veados, corças, coelhos, lebres!”

In Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen

Porque é que Oriana não avistou os habitantes da Floresta? Estariam disfarçados? Na natureza, as aparências iludem, e os animais e plantas recorrem frequentemente à camuflagem e ao mimetismo, tanto para se ocultarem como para amedrontarem até o predador mais destemido. Nesta atividade, teremos a oportunidade de desvendar o motivo pelo qual tantos seres vivos se escondem no seio da natureza. Preparados para descobrir os seres vivos que se escondem à nossa volta?

13 de fevereiro de 2024 – ECO-ARTE: MÁSCARAS NATURAIS

“E, como são um povo muito inteligente, os japoneses, que trabalham muito bem, muito depressa, com muito esmero e são óptimos carpinteiros, construíram rapidamente uma grande e linda barca toda esculpida e pintada de muitas cores.”

In A Árvore de Sophia de Mello Breyner Andresen

Nesta atividade vamos criar um novo objeto feito com materiais naturais: a nossa própria máscara de Carnaval! Ao longo do dia, vamos descobrir o encanto da criação, com a natureza como fonte de inspiração! Esta será uma experiência mágica que nos levará a explorar o Jardim Botânico para colher galhos, folhas e frutos com os quais vamos dar vida máscaras surpreendentes e… Ecológicas!. Vamos sentir a liberdade criativa que a só a flora nos oferece.

14 de fevereiro de 2024 – HISTÓRIAS DO CARNAVAL

Tudo aqui é fantástico e diferente. As flores estão vivas: caminham, falam e dançam. E eu sou uma flor. Poiso a minha cabeça na doçura da noite e as minhas mãos são frescas e perfumadas. E o Cravo, a Rosa, o Nenúfar e o Junquilho dizem: «Olhem como Florinda está bonita na sua jarra!»”

In O Rapaz de Bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen

No Carnaval podemos encarnar alguém que não somos, seja um super-herói, uma personagem de um livro ou filme, ou até um animal! Mas… E se realmente nos pudéssemos transformar na pessoa ou na criatura ilustrada pela nossa máscara de Carnaval? Neste dia vamos descobrir quem somos e o que nos relaciona com as pessoas à nossa volta. E vamos também perceber quem poderíamos ser se nos transformássemos no nosso disfarce de Carnaval. Brincando com as palavras e com o desenho, vamos imaginar uma história fantástica!