25 de Março de 2018 | 18h00

PALESTRA: A CONSERVAÇÃO DOS OCEANOS E DOS ECOSSISTEMAS MARINHOS

O impacto das alterações climáticas na biodiversidade marinha é inegável e por isso é fundamental fazer a sua avaliação, de forma a propor medidas mitigadoras e a contribuir para implementar estratégias adequadas. Nesta palestra serão apresentadas três abordagens distintas, mas complementares, sobre o papel dos centros de investigação e oceanários na conservação do Oceano.

No âmbito desta palestra, venha conhecer o Oceanário de Lisboa.

O Oceanário de Lisboa é um aquário público de referência mundial que partilha com o seu accionista, a Fundação Oceano Azul, a missão de promover o conhecimento do oceano, sensibilizando para sua conservação através da alteração de comportamentosAlém das exposições que promove, o Oceanário desenvolve actividades educativas e pedagógicas que dão a conhecer os oceanos, os seus habitantes e a sua missão e que abordam os desafios ambientais da actualidade. Ainda neste contexto, o Oceanário colabora com várias instituições em projectos de investigação científica, de conservação da biodiversidade marinha e que promovam o desenvolvimento sustentável dos oceanos.

ORADORES

Francisco Arenas, Investigador do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

Atualmente é  investigador do grupo de Ecologia e Evolução Aquática (AEE) do CIIMAR — Centro Interdisciplinar de Pesquisa Marinha e Ambiental (PORTO). Tem desenvolvido a sua carreira como ecologista marinho, com particular interesse na ecologia de invasões marinhas, no impacto das mudanças climáticas nos sistemas marinhos e na importância da biodiversidade no funcionamento dos ecossistemas costeiros. Publicou mais de 60 artigos em revistas científicas e quatro capítulos de livros. Supervisionou quatro teses de doutoramento e várias teses de mestrado, tendo participado ainda em vários projetos nacionais e internacionais.

Nuno Miguel Cabral Queiróz, Investigador no CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto

É investigador do CIBIO – InBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, cuja investigação se tem focado no estudo dos movimentos de grandes predadores pelágicos, sobretudo tubarões. Os principais objectivos são (i) perceber os efeitos da variabilidade ambiental no comportamento dos tubarões, (ii) estudar a convergência nos padrões de movimentos entre as diferentes espécies e (iii) identificar e perceber a influência do clima e da pesca nas populações destes predadores de topo. Idealmente, estas abordagens e dados são utilizados na conservação de especíes de tubarões atualmente ameaçadas.

Nuno Vasco Rodrigues, Assistente de Curador do Oceanário de Lisboa

A carreira de Nuno Vasco Rodrigues tem sido dedicada a investigar a ecologia de comunidades costeiras, em particular aspectos relacionados com comportamento, biogeografia e taxonomia. É autor de 2 livros sobre a fauna marinha de Portugal e tem diversos artigos científicos publicados nesta área. É um mergulhador regular e usa a fotografia subaquática como ferramenta de investigação, conservação e educação. Tem desenvolvido carreira na área dos aquários públicos, tendo trabalhado no New England Aquarium, Sealife Center e Flying Sharks. No Oceanário de Lisboa está envolvido em diversos projetos de conservação marinha, tanto in-situ com ex-situ.

MODERADOR

Vítor Vasconcelos, Diretor do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

É Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Presidente da Direção do Centro Interdisciplinar de Investigação marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto, onde coordena uma equipa na área da Biotecnologia Marinha e Ecotoxicologia. Publicou mais de 300 artigos em revistas cientificas e coordena presentemente dois projetos Europeus (H2020) nas áreas de Biotecnologia Marinha e em Toxinas Marinhas Emergentes.