4 de Março de 2018 | 18h00

PALESTRA: GRANDES MEDIDAS PARA PEQUENAS ESPÉCIES – DOS ESPAÇOS VERDES URBANOS PARA A PROTECÇÃO DE ANIMAIS COMO PIRILAMPOS, TEXUGOS E SAPOS-PARTEIROS

Apesar de na maioria dos casos passarem facilmente despercebidas, existem muitas espécies de animais nas zonas urbanas, utilizando as áreas verdes como habitat ou refúgio. Os espaços verdes urbanos desempenham, por isso, um papel fundamental na protecção da biodiversidade em meio urbano, sendo também locais de eleição para a educação ambiental. Nesta palestra reunimos investigadores que lidam diariamente com a fauna urbana, trabalhando para a sua compreensão e divulgação e contribuindo, dessa forma, para a sua conservação.

No âmbito desta palestra, venha conhecer o Parque Biológico de Gaia.

O Parque Biológico de Gaia, constitui um memorial do espaço rural, onde se procura preservar a paisagem típica da região, ao tempo em que ela era essencialmente um grande espaço agrícola. Os seus 35 hectares de área são resultado da aglutinação ao longo do tempo de 5 quintas com as respectivas casas de caseiro. A Educação ambiental no Parque Biológico visa através das suas variadas componentes, atrair, inspirar e habilitar os visitantes a actuarem de forma positiva para a conservação da Vida Selvagem e da Biodiversidade. Assim se abrem os olhos e os espíritos para a necessidade de planear o território, de manter amplos espaços verdes nas cidades, de proteger os rios, a fauna, a flora, a construção tradicional, todo um conjunto de valores referenciais da nossa civilização.

ORADORES

Luís Miguel Rosalino, Investigador do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro

Biólogo, doutorado em Biologia e Ecologia pela Universidade de Lisboa. Desde 2004 tem vindo a  dedicar-se ao estudo da ecologia e conservação de mamíferos, com especial ênfase nos mamíferos carnívoros. A sua investigação foca-se em perceber quais as adaptações ecológicas dos mamíferos a ambientes antrópicos, nomeadamente em paisagens agrícolas e silvícolas, quer na Europa quer nos Neotrópicos, como por exemplo o Brasil. É um dos investigadores portugueses com mais experiência no estudo dos carnívoros de pequeno e médio porte (ex. texugo). É autor de várias dezenas de artigos científicos e livros sobre estas temáticas, e actualmente é Investigador Auxiliar do CESAM e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro

Raquel Ribeiro, Gabinete de Comunicação do CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto | Fundação de Serralves

Formou-se em Biologia pela Universidade do Porto em 2002, tendo conciliado os estudos com participações em projectos de investigação na área dos anfíbios e répteis. Posteriormente esteve envolvida no projecto “Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal”, do Instituto da Conservação da Natureza. Em 2011 concluiu o doutoramento na Universidade de Barcelona, em parceria com o CIBIO-InBIO, debruçando-se sobre a temática da influência da paisagem nos padrões de biodiversidade observados, utilizando os anfíbios e os répteis como organismos de estudo. Desde 2012 integra um projecto de divulgação de ciência e promoção da biodiversidade resultante de uma parceria entre o CIBIO-InBIO e a Fundação de Serralves.

Vanessa Soeiro, Médica Veterinária do Parque Biológico de Gaia (PBG)

Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro em 1999. Veterinária no Parque Biológico de Gaia desde 2001 onde é coordenadora do sector veterinário e zootécnico e centro de recuperação de fauna do PBG. Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora em 2013. Dedica-se essencialmente à medicina de animais selvagens e de zoo, com foco na conservação de espécies. Membro da EAZWV (European Association Zoo and Wildlife Veterinarians) e dos grupos de Veterinária e Conservação da AIZA (Associación Ibérica de Zoos y Aquarios).

MODERADOR

José Manuel Grosso-Silva, MHNC-UP – Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto

Biólogo e, actualmente, o responsável pela gestão e conservação das coleções de Entomologia do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Dedica-se há mais de vinte anos ao estudo da fauna entomológica de Portugal, com interesses que incluem a catalogação da fauna nacional de insectos e de outros invertebrados, o estudo da fauna de Áreas Protegidas, a História da Entomologia em Portugal e a taxonomia de alguns grupos, particularmente de coleópteros. É autor de artigos científicos e de divulgação e participante habitual de eventos de divulgação e comunicação de ciência, nos quais interage com o público em sessões de observação e registo de insectos, transmitindo noções de ecologia e conservação da natureza e contribuindo para aproximar crianças e adultos dos insectos e de outros invertebrados.