CIÊNCIA VIVA VERÃO EM REDE 2022

GALERIA DA BIODIVERSIDADE – CENTRO CIÊNCIA VIVA

Neste verão, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva renova a participação no programa Ciência Viva no Verão em Rede. Em colaboração com o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, o Parque das Serras do Porto, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO) e o Centro Ciência Viva de Vila do Conde, preparámos uma seleção de atividades que não vai querer perder.

Expedições às Serras do Porto

Uma expedição científica é uma viagem desenvolvida com o objetivo de conhecer uma determinada região do ponto de vista científico. Inspirados por estas viagens, neste verão, seremos convidados a partir à descoberta e a conhecer um pouco melhor o Parque das Serras do Porto, acompanhados pelos curadores do Museu de História Natural e da Ciência (MHNC-UP) e dos investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO), ambos da Universidade do Porto. Partilhando os seus próprios conhecimentos e memórias sobre os objetos do seu trabalho, irão dar-nos a conhecer um pouco melhor este local privilegiado de riqueza natural e encantamento. Em cada sessão, um novo tema e uma nova oportunidade para o deslumbre e para a partilha de conhecimento!

Parceiros: Parque das Serras do Porto, Centro Ciência Viva de Vila do Conde, BIOPOLIS/CIBIO-InBIO

Número máximo de participantes por ação: 25

Local: Parque das Serras do Porto

AVES

Data e hora: domingo, 31 de julho, 07h30 – 9h30

Dinamizadores: Ricardo Jorge Lopes, MHNC-UP e BIOPOLIS/CIBIO-InBIO, Raquel Ribeiro, Centro Ciência Viva de Vila do Conde, e Maria João Nunes, Parque das Serras do Porto

Itinerário: Parque das Serras do Porto > Senhora do Salto, Paredes

INSETOS

Data e hora: domingo, 7 de agosto, 10h00 – 12h00

Dinamizadores: José Manuel Grosso-Silva, curador de entomologia do MHNC-UP, e Iva Rodrigues, Parque das Serras do Porto

Itinerário: Parque das Serras do Porto > Aldeia de Beloi, Gondomar

ARQUEOLOGIA

Data e hora: terça-feira, 30 de agosto, 10h00 – 12h00

Dinamizador: Rita Gaspar, curadora de arqueologia e etnografia do MHNC-UP, Cristina Madureira, Câmara Municipal de Valongo e Raquel Viterbo, Parque das Serras do Porto

Idade mínima: 8 anos

Itinerário: Parque das Serras do Porto, Valongo

BRIÓFITAS (MUSGOS) E LÍQUENES

Data e hora: domingo, 4 de setembro, 10h00 – 12h00

Dinamizadores: Cristiana Vieira, curadora do Herbário do MHNC-UP, Helena Hespanhol, colaboradora do MHNC-UP e investigadora do BIOPOLIS/CIBIO-InBIO, Joana Marques, colaboradora do MHNC-UP, Raquel Ribeiro e Iva Rodrigues, Parque das Serras do Porto

Idade mínima: 8 anos

Itinerário: Percurso pedestre, Moinhos de Jacindo

À volta do Sol

A vida está intimamente ligada à posição e movimento da Terra relativamente ao Sol. Vivemos em torno do Sol: orbitamos em torno desta estrela e os ritmos seguidos pelos seres vivos acompanham a influência. Nesta ação, descobriremos como o Sol é um “maestro” que conduz a sinfonia da biodiversidade de uma forma tão precisa que até é possível usar seres vivos para saber que horas são!

Parceiro: Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Número máximo de participantes por sessão: 25

Local: Jardim Botânico da Universidade do Porto

Datas e horas:

• terça-feira, 23 de agosto, 10h00 – 12h00;
  • terça-feira, 6 de setembro, 10h00 – 12h00.

Dinamizadores: Miguel Gomes, Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva / MHNC-UP, Carla Fafiães e Filipe Pires, Ricardo Cardoso Reis e Elsa Moreira, Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Uma Bio e Geo Aventura em Lavadores

Nesta saída de campo, convidamo-lo(a) a conhecer a Praia de Lavadores na companhia de geólogos e biólogos que apresentarão os aspetos típicos dos ambientes geológicos visíveis na área, revelando a interação existente entre biosfera, atmosfera, geosfera e hidrosfera e discutindo a intervenção do ser humano nesta relação.

Número de participantes: 25

Local:  Litoral de Lavadores, Vila Nova de Gaia

Datas e horas: sábado, 10 de setembro, 10h00 – 11h30

Dinamizadores: Rosário Cardoso e Nuno Teles, Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva / MHNC-UP

Idade mínima: 10 anos

Mais informação (e inscrições) disponível aqui.

Conheça todas as atividades promovidas pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva em colaboração com vários parceiros, a ter lugar por todo o país, consultando o website oficial do programa CIÊNCIA VIVA NO VERÃO.