Catálogo da exposição “Culturas e Geografias” vence prémio de  Melhor Catálogo do Ano 2020

É o primeiro catálogo de uma exposição temporária organizada pelo Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) e acaba de ser distinguido com o Prémio da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) na categoria de Melhor Catálogo.

Com curadoria científica de Rui Morais, da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), Rita Gaspar, do MHNC-UP e José Costa Reis, do Museu Nacional de Soares dos Reis, trata-se de uma publicação que incide exclusivamente em peças do MHNC-UP. O catálogo reúne textos de investigação e torna acessível uma coleção de cerca de 700 peças arqueológicas e etnográficas, constituída a partir de um acervo proveniente dos cinco continentes da denominada coleção “Museus de Berlim” e transferida para a Universidade do Porto há mais de 90 anos.

As peças chegaram à instituição graças a um episódio que levou a Alemanha a declarar guerra a Portugal. A história envolve um navio alemão, o S.S. Cheruskia, com achados arqueológicos provenientes do Médio Oriente, que tinha atracado no porto de Lisboa. A declaração de guerra aconteceu em março de 1916, precisamente depois de Portugal ter apreendido os navios alemães que estavam ancorados em portos nacionais. Em 1925, o governo português chegou a acordo com a Alemanha, devolveu o conteúdo da embarcação e, em troca, recebeu antiguidades e réplicas em gesso oriundas de cinco continentes e que pertenciam aos museus estatais de Berlim.

Originalmente, estas peças foram utilizadas como suporte de ensino nas Salas Museu da “primeira” Faculdade de Letras da U.Porto (1919-1931). Quando a FLUP fechou portas por ordem da Ditadura Militar que governava o país, em 1931, a Escola tinha um acervo museológico e artístico de cerca de 700 peças que foi distribuído por outros museus, nomeadamente o da Faculdade de Ciências da U.Porto. Hoje, e já sob a guarda do MHNC-UP, algumas destas peças, cerca de 250, foram reunidas para a exposição Culturas e Geografias, uma iniciativa integrada nas comemorações dos cem anos da FLUP.

Este catálogo, o primeiro de sempre a ser publicado pelo MHNC-UP. e a exposição que está na sua origem correspondem ao culminar de mais de um ano de investigação de uma equipa alargada de peritos nacionais e internacionais. Neste projeto estiveram envolvidos 18 autores, docentes e investigadores de 13 instituições de ensino superior, centros de investigação e museus nacionais e estrangeiros.

Com enfoque na multiplicidade cultural, a exposição Culturas e Geografias, patente no Polo Central do MHNC-UP até 31 de janeiro de 2021, ilustra a investigação realizada na transição do século XIX para o século XX, nomeadamente nas dimensões ritual e funerária das comunidades humanas contemporâneas e passadas.

O Prémio de Melhor Catálogo, atribuído pela APOM, pretende distinguir publicações impressas ou digitais, que apresentem os conteúdos de uma exposição museológica: objetos expostos e textos que desenvolvam os seus conteúdos. O catálogo encontra-se à venda no MHNC-UP (Polo Central e Galeria da Biodiversidade) e na Loja da Universidade do Porto.

Culturas e Geografias. Centenário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1919-2919) / Cultures and Geographies. Centenary of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto (1919-2019) // Consultar a FICHA TÉCNICA.