DE DIA NO JARDIM 2022

O Jardim Botânico da Universidade do Porto é um espaço carregado de valor científico e simbólico, que alberga diferentes coleções vivas, agregando camadas diversificadas e significados múltiplos.

Neste verão, o MHNC-UP convida-o(a) a participar num programa exclusivo de visitas temáticas em que vão ser desvendadas técnicas, segredos, espaços e relíquias do Jardim.

Em julho e agosto, quinzenalmente, à 3.ª feira de manhã, das 10h30 às 12h00, não perca o programa especial que preparámos.

SESSÕES

5 de julho | O desenho e cultivo da biodiversidade no Jardim, com Teresa Matos Fernandes

O Jardim Botânico da Universidade do Porto oferece um importante contributo para a promoção da biodiversidade cultivada em contexto urbano, através não só do desenho dos espaços e do tratamento vegetal, mas também da adoção de práticas de manutenção sustentáveis. Numa visita de exploração do Jardim, vamos descobrir técnicas e formas de promoção e cultivo da biodiversidade em espaços verdes e refletir sobre a sua importância num ecossistema urbano.

19 de julho | Saúde e conservação das coleções de plantas do Jardim, com Teresa Fernandes

O desequilíbrio do ecossistema resultante da introdução de insetos exóticos e da utilização de plantas que não estão totalmente adaptadas ao nosso clima, leva ao aparecimento de pragas e doenças que fustigam as nossas plantas. Numa visita orientada pelo Jardim Botânico da Universidade do Porto vamos falar de fungos, bactérias e insetos que podem por em causa a beleza dos nossos espaços verdes e até mesmo a sobrevivência de algumas plantas.

2 de agosto | O papel dos Jardins Botânicos na conservação de espécies ameaçadas, com Iúri Frias

Um jardim botânico é um espaço onde são mantidas coleções de plantas cientificamente documentadas, com o objetivo de as conservar, investigar e divulgar. Nos últimos anos o Jardim Botânico da Universidade do Porto tem apostado no enriquecimento da coleção de plantas autóctones, nomeadamente de espécies consideradas em perigo de extinção, tirando partido das suas características ornamentais e da sua boa adaptação ao nosso clima. Num passeio pelo Jardim vamos discutir a importância do cultivo destas espécies ameaçadas e das técnicas usadas para as manter e propagar.

16 de agosto | Propagação e cultivo das plantas nas estufas do Jardim, com Iúri Frias

Para além de espaços onde se procede à propagação de plantas, as estufas do Jardim Botânico da Universidade do Porto acolhem espécies que, de outra forma, não conseguiriam sobreviver no nosso clima, algumas das quais são particularmente fascinantes. Numa visita orientada, vamos abrir as portas das estufas e mostrar as relíquias que estas acolhem.

30 de agosto | Principais coleções de plantas do Jardim, com Iúri Frias

Nos seus quatro hectares, o Jardim Botânico da Universidade do Porto alberga coleções de plantas que evidenciam décadas de trabalho de investigação e conservação botânica, e o gosto pela horticultura desde o séc. XIX. Desde as grandes araucárias-de-norfolk ao liquidâmbar-da-américa-do-norte, passando pelos carvalhos de todo o mundo, e em particular os que caracterizam a paisagem portuguesa, vamos dar a conhecer as árvores notáveis do Jardim.

Número máximo de participantes por sessão: 20

Idades dos participantes: Todas as idades (os menores deverão estar acompanhados por um adulto)

Duração das sessões: 90 min

Inscrições: Participação gratuita mediante inscrição prévia através de jardimbotanico@mhnc.up.pt