DEBATE PÚBLICO

AS CIDADES “INTELIGENTES” SÃO MESMO INTELIGENTES?

O FUTURO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO MEIO URBANO

24 de maio de 2023, 18h00 . Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

As cidades estão a desenvolver-se segundo um modelo altamente tecno-cêntrico tipicamente designado como “inteligente”. Este modelo consiste na implementação de tecnologias digitais autónomas em todo o tipo de contextos, organizações e sectores de atividade, tanto pública como privada. Apoiadas por sistemas de inteligência artificial, pela internet-das-coisas e por alguns interesses económicos que têm mostrado pouco alinhamento com o interesse público, estas tecnologias têm vindo a ser apresentadas como a solução inevitável e ideal para se alcançar a eficiência e a sustentabilidade, a justiça e o bem-estar social.

Porém, as tecnologias ditas “inteligentes” têm um lado negro que transcende largamente o problema bem conhecido e discutido da violação da privacidade. Entre estes problemas podem-se enumerar como exemplos a destruição do meio ambiente causada pela mineração de metais raros requerida para a construção de componentes digitais; a destruição de postos de trabalho à medida que as pessoas são substituídas por máquinas; a exposição crescente à radiação eletromagnética emitida por sensores, redes sem fios e antenas com efeitos potencialmente negativos para a saúde humana (e especialmente das crianças) e para o meio ambiente; e os efeitos psicológicos altamente negativos resultantes da utilização prolongada de aparelhos conectados a plataformas sociais, cientificamente pensadas para induzirem comportamento aditivo entre os utilizadores. Queremos então moldar o futuro das cidades com base num modelo de desenvolvimento tão controverso? Será a cidade dita “inteligente” uma ideia inteligente?

Neste debate iremos discutir estas e outras questões com o intuito de pensar alternativas viáveis ao modelo da cidade e das tecnologias ditas “inteligentes”.

Todo/as são bem-vindo/as!

Oradores

António Ferreira, Investigador Principal, CITTA

Sara Cruz, Professora Auxiliar, FEUP; Investigadora Sénior, CITTA

Moderação

Sílvia Sousa, Investigadora Sénior, CITTA

Quer participar?

Seja bem-vindo/a! Inscrição gratuita através de galeria@mhnc.up.pt

Organização

Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (CITTA)

Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)