[ESGOTADO] DESCREVER NOVAS ESPÉCIES PARA A CIÊNCIA: CONCEITOS E PRÁTICAS

Tipo de curso: teórico-prático

Data: 28 e 29 de setembro de 2020 | 10h00 – 18h00

Duração: 12h

Local: Instalações do MHNC-UP no Edifício Histórico da Reitoria da U.Porto – Auditório Rui Luys Gomes

Preço: 90 € (inscrição regular); 60 € (estudantes e funcionários de instituições abrangidas pelos protocolos MHNC-UP para a promoção e divulgação das coleções e património científico); 120 € (instituições e empresas); gratuito (funcionários de instituições associadas ao consórcio PRISC) | | Estão disponíveis 10 Bolsas PRISC (inscrição gratuita), sendo dada prioridade a candidatos desempregados, residentes fora da área metropolitana do Porto e estudantes – as bolsas excedentes serão distribuídas por ordem de receção das inscrições.

DESCRIÇÃO

Lecionado por taxonomistas experientes e que já descreveram dezenas de novas espécies para a ciência, o presente curso procura providenciar uma introdução rápida para a todos aqueles que pretendem aprender a descrever novas espécies para a ciência. O curso cobrirá os seguintes tópicos, de forma clara e simples, sempre acompanhados por exemplos concretos: introdução aos princípios da taxonomia; introdução aos princípios da nomenclatura biológica e códigos vigentes; os conceitos de espécie; a importância da existência de espécimes; coleta de espécimes; uso de espécimes em coleções de história natural: objetividade e replicabilidade; a importância da revisão bibliográfica; métodos de análise e comparação; espécimes tipo; estrutura e escrita de descrições de novas espécies; requisitos formais; impacto científico e social; e divulgação de resultados.

OBJETIVOS

O objetivo deste curso é o de providenciar as bases teóricas, conceptuais, práticas e formais para a descrição de novas espécies para a ciência.

Objectivos de aprendizagem:

• Reconhecer a importância da taxonomia e nomenclatura para a ciência moderna e desafios enfrentados pela biodiversidade;
  • Conhecer os fundamentos teóricos gerais e específicos necessários à descrição de novas espécies para a ciência;
  • Conhecer as metodologias e práticas gerais e específicas utilizadas na descrição de novas espécies para a ciência.

Competências específicas:

• Identificar e sinalizar espécies potencialmente novas para a ciência e dar início à sua descrição;
  • Identificar fontes bibliográficas e museológicas relevantes;
  • Identificar e selecionar as técnicas e metodologias que melhor se adequam aos taxa em estudo;
  • Compreender a organização estrutural de uma descrição de espécie, bem como os seus requisitos formais;
  • Capacitar os discentes a levarem a cabo descrições de espécies de forma autónoma.

PLANO DO CURSO

Apresentação oral pelos formadores dos vários conceitos a abordar, bem como de exemplos de casos práticos nos quais estes são aplicáveis, seguida de exercícios práticos envolvendo a participação ativa dos formandos.

AVALIAÇÃO

Informal: intervenção dos formandos.