DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

22 de maio de 2022 | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

No dia 22 de maio de 2022, assinalando o Dia Internacional da Biodiversidade, o MHNC-UP traz-lhe um programa especial, que não vai querer perder.

No âmbito do Porto Cello Festival, o MHNC-UP acolhe, na manhã do Dia Internacional da Biodiversidade, na sua Galeria da Biodiversidade um concerto inédito e uma oficina de experimentação.

10h00 | DIÁLOGOS COM O VIOLONCELO: DIÁLOGOS COM BALEIAS, VIOLONCELO E ELETRÓNICA

A comunicação entre animais da mesma espécie sempre foi uma das características mais distintivas de cada um. O ser humano é, até aos dias de hoje, uma das espécies que mais desenvolveu a comunicação, criando inúmeras tradições linguísticas e até uma linguagem que nos une a todos à escala global: a música. Indo mais além, estudando o comportamento animal, são também variadíssimas e fascinantes as diferentes formas de comunicação entre diferentes espécies, cujos padrões nos permitem tirar conclusões sobre o seu significado. Programado para o dia internacional da Biodiversidade está um diálogo entre o violoncelo e a baleia, um animal magnífico que tem tanto de colossal como de majestoso. Os presentes terão o prazer de presenciar um contacto inédito entre os sons das profundezas dos oceanos e o canto do violoncelo.

ENTRADA LIVRE mediante reserva de bilhete através do email geral@portocellofestival.com

11h00 | VIOLONCELO EDUCA: CELLO EXPERIENCE!

Na sequência do concerto Diálogos com baleia, violoncelo e eletrónica, o MHNC-UP acolhe, também na Galeria da Biodiversidade, uma sessão de Violoncelo Educa: Cello Experience!, um espaço aberto a todos dedicado à experimentação do violoncelo e atividade digital para miúdos e graúdos.

ENTRADA LIVRE, limitada à lotação do espaço

Mas a animação não se esgota na manhã deste dia. Durante a tarde de 22 de maio, o MHNC-UP traz-lhe duas atividades práticas repletas de ciência e arte.

15h00 -16h00 | JOGO APANHADOS NA TEIA

Esta atividade consiste num jogo realizado com um toque de teatralização, em que cada participante interpreta um determinado ser vivo e constrói uma teia de relações simbióticas (ex. predador-presa). Desta forma, os participantes podem refletir sobre a importância das relações que se estabelecem entre os diferentes seres vivos para a vida na Terra.

Público-alvo: crianças de 6-12 anos

Número máximo de participantes: 15 participantes

ENTRADA GRATUITA mediante inscrição prévia através de galeria@mhnc.up.pt

16h30-18h00 | OFICINA ARTE NATURA

Nesta atividade, pensada especialmente para avós e netos, explorar-se-á a expressão artística inspirada nas coleções do Jardim Botânico da Universidade do Porto. Recorrendo a técnicas de modelagem, pintura, estampagem, entre outros, procurar-se-á estimular a criatividade, o envolvimento cognitivo dos participantes e a interação intergeracional.

Público-alvo: famílias (avós e netos)

Número máximo de participantes: 10 participantes

ENTRADA GRATUITA mediante inscrição prévia através de galeria@mhnc.up.pt