DIA DO FASCÍNIO DAS PLANTAS 2022

18 de maio de 2022 | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva & Jardim Botânico da Universidade do Porto

Este ano, no dia 18 de maio, data em que se assinala o Dia Internacional do Fascínio das Plantas e o Dia Internacional dos Museus, o MHNC-UP associa-se à Associação Portuguesa das Camélias e à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e traz-lhe um programa especial a ter lugar entre as 10h00 e as 17h30 na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e no Jardim Botânico da Universidade do Porto.

O FASCÍNIO DAS CAMÉLIAS

18 de maio de 2022 | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, Jardim Botânico da Universidade do Porto

A Associação Portuguesa das Camélias e o Jardim Botânico da Universidade do Porto juntam-se à celebração do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, um evento mundial sob a égide da European Plant Science Organisation (EPSO), que procura despertar o entusiasmo e chamar a atenção para a importância da ciência das plantas nos mais diversos campos. No Jardim Botânico, vamos celebrar o fascínio que temos por camélias com palestras, uma oficina de Ikebana e uma cerimónia do chá tipicamente japonesa.

ENTRADA GRATUITA, sujeita a inscrição prévia para camellias.portugal@gmail.com e limitada à lotação do espaço

PROGRAMA

10h00 – Abertura
Paulo Farinha Marques | Diretor do Jardim Botânico da Universidade do Porto
Eduarda Paz | Presidente da Associação Portuguesa das Camélias

10h30 – As camélias: as folhas, as flores e os frutos
Liliana Cordeiro, Herbário da Universidade de Coimbra
As espécies do género Camellia são fascinantes plantas ornamentais, que apresentam grande variedade na forma, no tamanho e na cor. Para fomentar o seu conhecimento, apresentamos as principais características botânicas a observar.

11h00 – O Jardim Botânico da Universidade do Porto e as suas camélias
Teresa Matos Fernandes, Jardim Botânico da Universidade do Porto
A coleção de camélias marca presença em todo o Jardim Botânico da Universidade do Porto, sendo as sebes centenárias um elemento singular e estruturante do espaço, que levou, em 2020, ao seu reconhecimento como International Camellia Garden of Excellence.

11h20 – Pausa para chá

11h40 – Conservação da coleção do Jardim Botânico da Universidade do Porto
Iúri Frias, Jardim Botânico da Universidade do Porto
Dada a importância histórica e patrimonial, a coleção de camélias do Jardim Botânico da Universidade do Porto é alvo de propagação para a conservação das espécies e variedades cultivadas.

12h00 – A idade das camélias
José Lousada, Laboratório de Produtos Florestais – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Apresentação de uma nova metodologia de datação de árvores que ultrapassa as limitações dos métodos tradicionais e culminou com o registo de uma patente. Pode ser aplicada sem dano a árvores notáveis e antigas, nomeadamente exemplares centenários de camélia.

13h00 Almoço*
*Livre ou sujeito a inscrição na Maria Dentada (JBUP)

14h30 – Oficina de ‘Ikebana’ – para além da natureza
Clube Unesco Educação Artística e Cultural pela Paz
Vamos “dar vida à flor” de camélia, desvendando alguns segredos do Ikebana, a milenar arte japonesa de arranjos florais que se foi ramificando em várias escolas com diferentes estilos e técnicas.

16h30 – Cerimónia do Chá Japonesa
Tomoko Yaginuma, Departamento de Estudos Asiáticos da Universidade do Minho e Mami Higuchi, Artista Plástica
Uma viagem pelo ritual ancestral tão bem descrito por Venceslau de Morais:
“O chá-no-yu, se pode definir-se, é a arte de preparar a infusão do chá em pó, com esses escrupulos de limpeza, com esses requintes de elegância de que só é capaz o japonez; sendo a bebida offerecida a alguns amigos de eleição, a drede reunidos n’um recinto disposto para a paz do pensamento e para o agrado dos sentidos” (‘O Culto do Chá’, 1905)

VEM SER CIENTISTA POR UM DIA! AS PLANTAS PODEM CONTAR CONTIGO?

O Laboratório de Stress em Plantas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o Centro de Investigação GreenUPorto e a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva juntam-se à celebração do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, e trazem um programa especialmente pensado nos mais pequenos, dirigido à comunidade escolar.

PARTICIPAÇÃO GRATUITA, sujeita a inscrição prévia para s.educativo@mhnc.up.pt e limitada à lotação do espaço

PROGRAMA

Oficina “De onde vêm as sementes?” | 10h00 & 11h00 | 3.º e 4.º ano de escolaridade

Oficina “Plantas stressadas? Vem descobrir como!” | 10h00 & 11h00 | 5.º e 6.º ano de escolaridade