DE PEDRA E GENES: RECONSTRUINDO AS HISTÓRIAS DA EVOLUÇÃO HUMANA

2 de março de 2023, 21h00 – 23h00 | Centro Ciência Viva de Vila do Conde e Online

Está na natureza humana questionarmo-nos sobre o desconhecido e as questões da criação do envolvente, mas também de nós próprios – de onde viemos, quem somos e para onde vamos – são transversais a todas as culturas, com diferentes mitologias da criação a sossegarem-nos as inquietações. A partir de meados do séc. XIX, os registos fósseis de homens modernos, de outras espécies de seres humanos e de possíveis antepassados comuns, juntamente com o contributo de Charles Darwin para um novo paradigma de mutabilidade das espécies, iniciam uma demanda que dura até aos dias de hoje e que tem ainda muito por deslindar. A nossa história enquanto espécie está enredada com a de outras espécies humanas com quem partilhámos território, cultura e até filhos. É uma história para a qual o contributo de especialistas das diversas áreas do conhecimento é crucial para se conseguir quebrar a barreira do tempo e almejar um vislumbre de reconstrução da realidade passada. Nesta conversa, investigadoras de botas e de bata partilham connosco o que cada um dos seus campos de ação tem para oferecer à temática; o que já sabemos e o que falta saber; e que papel teve o território atualmente correspondente a Portugal no trajeto histórico dos homens modernos.

Investigadoras convidadas

Ana Cristina Araújo (Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e CIBIO-InBIO, Universidade do Porto)

Licenciada em História pela Universidade de Lisboa e doutorada em Pré-história pela Universidade de Paris 1 (Panthéon, Sorbonne), é Técnica Superior do Laboratório de Arqueociências da DGPC, contando com mais de 50 publicações e participações em diversos projetos de investigação. As suas áreas de interesse científico revolvem em torno do estudo das sociedades de caçadores-recolectores da Pré-história.

Ana Maria Costa (Direção Geral do Património Cultural e CIBIO-InBIO, Universidade do Porto)

Técnica Superior do Laboratório de Arqueociências da DGPC, é mestre em Geologia Dinâmica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorada em Arqueologia Pré-histórica pela Universidade da Cantábria. Com mais de 40 publicações, participa em diversos projetos de investigação na sua área de interesse científico genérico, a geoarqueologia.

Luísa Pereira (i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto)

Luísa Pereira é investigadora e líder de grupo no i3S. Conduz investigação em diversidade genética das populações da Europa, África, Península Arábica, América e Ásia, com o objetivo de inferir o passado e a evolução das populações humanas. Um dos principais motores da seleção em humanos têm sido os agentes patogénicos, pelo que Luísa tem vindo a identificar sinais desta diferente suscetibilidade populacional a doenças infeciosas. Tem estado envolvida na divulgação da investigação para o público não especialista, sendo coautora do livro O património genético português: a história humana preservada nos genes.

O ciclo de conversas Diversidades continua a constituir Formação Certificada para Docentes no formato de Ação de Curta Duração. Em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas dos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, cada conjunto de 3 sessões (de 2 horas cada) passa a ser acreditado para os docentes que registem aqui (https://cfaepvvc.webprodesign.pt/course/1270).

Calendarização da próxima sessão:

  • 6 de abril, 21h às 23h, Online.

Voltar