MERGULHO NO VERDE: NATUREZA E SAÚDE MENTAL

1 de junho de 2023, 21h00 – 23h00 | Auditório do Centro Ciência Viva de Vila do Conde e Online

Os seres humanos viveram, enquanto espécie, imersos e profusamente integrados na natureza mais de 90% do seu tempo. Naturalmente, o nosso corpo (assim como a nossa mente) não estará preparado para passar metade do tempo em que nos encontramos acordados em frente aos ecrãs (a média em Portugal são 7 horas e 37 minutos por dia) e isso traz consequências devastadoras para a nossa saúde. Obesidade, problemas de visão, depressão ou transtornos de ansiedade são verdadeiras epidemias dos tempos modernos e consequência direta do nosso estilo de vida urbano e sedentário. Recentemente, embora não seja uma ideia muito nova,  temos assistido a um crescente investimento na investigação na área da saúde especificamente focada na exploração dos benefícios do contacto com a natureza, em particular em relação à saúde mental. Parece óbvio, e até é do senso comum, que passar tempo em espaços naturais nos faz bem, nos “recarrega as baterias” e não é com certeza por acaso que muitos de nós elegem como destinos de férias locais que proporcionam o contacto com a natureza. Nesta conversa, vamos falar sobre o que já se sabe sobre estes benefícios, como tirar o máximo proveito deles e como garantir algum equilíbrio ao nosso atual estilo de vida frenético, alheio aos ritmos naturais e claramente prejudicial para a nossa saúde.

Investigadoras convidadas

Karine Silva (ISPUP – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto)

Karine Silva nasceu em 1980, em França. Licenciou-se em Biologia em 2002, na Universidade do Porto, e doutorou-se em 2008, na mesma Universidade. Obteve de seguida duas bolsas de pós-doutoramento para realizar investigação em Antrozoologia (área multidisciplinar que contempla os padrões de interação entre pessoas e animais e a forma como estas interações afetam a saúde e bem-estar de ambas as partes) no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS-UP). Em 2009, Karine Silva obteve certificação pela ÂNIMAS, associação portuguesa para a intervenção com animais de ajuda social, para a realização de intervenções assistidas por cães. Recentemente, Karine Silva abraçou o conceito One Health e estendeu a sua linha de investigação por forma a considerar também o potencial catalisador de saúde dos ambientes naturais. Desenvolve assim investigação em duas grandes áreas: Antrozoologia e Ecopsicologia. Presentemente, Karine Silva é investigadora contratada no Departamento de Ciências do Comportamento do ICBAS, e ainda investigadora integrada no Laboratório associado para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR) (Grupo Aplicações em “Uma Saúde”).

Cláudia Fernandes (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto e FCUP – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto)

Formou-se em Engenharia Agrícola e doutorou-se em Ciências do Ambiente, mas o deslumbramento com as paisagens onde nasceu (Moçambique) e cresceu (Vale do Douro) levaram-na para a Arquitetura Paisagista na Universidade do Porto, onde é atualmente professora auxiliar. Com interesses de investigação bastante diversos, incluindo a avaliação, planeamento, desenho e gestão de habitats e ecossistemas, especialmente em ambientes urbanos, preocupa-se sobretudo com a resiliência das cidades e a sua adaptação às mudanças globais. Acredita que os espaços verdes urbanos terão um papel decisivo no processo de acomodar nas cidades seres humanos e natureza, por meio de mais e melhores parques, jardins e florestas urbanas, integração de novos ecossistemas urbanos, compreensão mais profunda das características de espécies nativas e exóticas, design baseado em evidências de infraestruturas verdes e adoção de soluções baseadas na natureza.

Isabel Basto (ISMAI – Instituto Superior da Maia)

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Maia e Doutorada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, é investigadora em projetos científicos financiados e autora de diversos artigos publicados sobre os processos de mudança em psicoterapia. Professora Auxiliar no curso de Psicologia da Universidade da Maia, lecionando diferentes unidades curriculares no âmbito da avaliação psicológica e intervenção clínica com adultos e também exerce Psicologia Clínica, com adultos, através de atendimento presencial e online.

Voltar