NA BEIRA DO PRATO, NO CENTRO DA DISCUSSÃO: IMPACTOS AMBIENTAIS DA PRODUÇÃO DE GADO BOVINO

6 de julho de 2023, 21h00 – 23h00 | Auditório do Centro Ciência Viva de Vila do Conde e Online

Todos já sabemos de cor e salteado que uma pessoa com consciência ambiental e, em particular, preocupada com as alterações climáticas, reduz, se não conseguir abolir, o consumo de pelo menos duas coisas: combustíveis fósseis e proteína animal. Quanto à proteína animal, nenhuma tem pior reputação climática do que a obtida através do consumo de carne de vaca. As vacas são animais ruminantes que, durante a digestão da celulose, produzem metano – um gás com efeito de estufa dezenas de vezes mais potente do que o “mal-amado” dióxido de carbono. Adicionalmente, muita da destruição e fragmentação dos habitats naturais está relacionada com a criação de áreas de alimentação para o gado bovino. Mas serão estes factos toda a realidade sobre o gado bovino que importa conhecer na hora de adotar comportamentos com impacto no combate às alterações climáticas? Vamos olhar para a complexidade deste problema numa conversa que, provavelmente, deixará toda a gente desconfortável.

Investigadores convidados

Ricardo Guerreiro (Fotógrafo e realizador)

Fotógrafo e realizador premiado (Portugal e estrangeiro), sediado em Almada (https://rguerreiro.com/). Especializado em história natural e património do mundo rural, tem publicado várias reportagens em revistas como a National Geographic Portugal e a Visão e participado em várias exposições individuais e coletivas. As suas imagens integram vários livros. Os seus filmes têm sido transmitidos na televisão portuguesa e estrangeira. Tem também realizado e produzido filmes para entidades como Ministério do Ambiente, ICNF e Universidade de Aveiro.

Manuel P. dos Santos (MARETEC – Marine, Environment & Technology Center, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa)

Manuel dos Santos é licenciado em Economia pela NOVASBE e mestre em Engenharia Agronómica pelo ISA. Depois de assumir diferentes funções no agribusiness, em Portugal e no estrangeiro, começou a colaborar com o IST no projeto AnimalFuture, entre outros projetos de I&D. Atualmente frequenta o doutoramento em Engenharia do Ambiente no IST, Lisboa. As suas áreas de pesquisa incluem a valoração de serviços dos ecossistemas e análise do ciclo de vida, focados na produção de bovinos de modo extensivo.