O BEIJO DA MORTE: O CONFLITO ENTRE HUMANOS E SERPENTES VENENOSAS

3 de fevereiro de 2022, 21h30 – 23h00 | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva & Online

O envenenamento por mordeduras de serpentes, uma doença tropical negligenciada, provoca grandes níveis de sofrimento, incapacidades e mortes prematuras. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, todos os anos 2,7 milhões de pessoas são mordidas e destas entre 80 mil a 130 mil acabam por morrer. Zonas do globo que sobrepõem maior diversidade e abundância de espécies de serpentes venenosas, elevada densidade humana e acesso ou qualidade de cuidados médicos deficitários representam um cocktail explosivo para o infortúnio e a tragédia. Trata-se de um caso exemplar de conflito entre pessoas e a biodiversidade que nos rodeia e que requer soluções urgentes. Primeiramente pelo tremendo impacto nas vidas humanas, mas também pelo lado da conservação da natureza. Nesta conversa vamos abordar as várias vertentes do problema e perceber que soluções já existem e para onde nos está a levar a investigação neste campo.

Investigadores convidados

Luís Ceríaco (Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto – MHNC-UP)

Biólogo, mestre em Biologia da Conservação, e Doutor em História e Filosofia da Ciência – Museologia, Luís Ceríaco é atualmente coordenador do departamento de Coleções e Investigação do MHNC-UP e responsável pelas coleções de anfíbios e répteis. A sua atividade científica foca-se na taxonomia, sistemática e biogeografia de anfíbios e répteis, bem como taxonomia integrativa, história da ciência, e gestão e conservação de coleções de história natural. Tem liderado expedições de campo em África e na Europa, é autor de mais de 80 publicações científicas, e já descreveu mais de duas dezenas de espécies de vertebrados novas para a ciência.

Pedro Alexandrino (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Laboratório Associado para a Química Verde – REQUIMTE – Rede de Química e Tecnologia)

Licenciado e Doutorado em Química na Universidade do Porto, Portugal (2000), é atualmente Professor Associado na mesma Universidade. A sua investigação centra-se nas propriedades e reatividade de enzimas e proteínas usando simulações computacionais. Dedica-se ainda ao estudo da dinâmica e energética de proteínas, a simulações de mutagénese computacional, e à permeação de fármacos através de membranas celulares. Por fim, dedica-se ainda ao docking molecular e à descoberta de fármacos. Um dos focos da sua investigação são os mecanismos de reação de toxinas enzimáticas de veneno de víbora, bem como a descoberta de antídotos e desenvolvimento de fármacos a partir dessas mesmas toxinas.