SALTEADORES DA ARCA PERDIDA: AS VARIEDADES REGIONAIS COMO TESOUROS A RESGATAR

7 de dezembro de 2022, 21h00 – 23h00 | Auditório do Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Ao longo da evolução humana, primeiro como caçadores-recolectores e depois como agricultores, a nossa dieta alimentar tem sido muito diversificada. Desde a revolução agrícola, há cerca de 10 mil anos, que o que comemos reflete as características da região que habitamos, e que as espécies vegetais e animais utilizadas na nossa alimentação têm vindo a ser paulatinamente moldadas pelo conhecimento e preferências dos produtores, e restringidas pelas condições ambientais locais, como o clima, o solo, a disponibilidade de água, entre outras. Com o tempo, a necessidade aguçou o engenho e o engenho aguçou a arte e as diferentes adaptações locais culminaram numa variedade enorme de frutas e hortícolas, de raças de animais domésticos, de pães, de bebidas fermentadas, de queijos e de muitos outros alimentos. Esta diversidade é um tesouro de múltiplas facetas. Ao património cultural que alberga, seja em riqueza de sabores, em técnicas engenhosas executadas por resilientes e criativos antepassados, ou no valor sentimental, associa-se o seu património genético, potencial solucionador de muitas maleitas atuais e futuras das monoculturas que nos alimentam atualmente, encerrando em si o futuro da segurança alimentar. Nesta conversa vamos, com um olho no passado e outro no futuro, discutir se estaremos perante a última chamada para a imperiosa salvaguarda ética desta diversidade e se, infelizmente, para alguma “joias” já não será demasiado tarde.

Investigadores convidados

Ana Maria Barata (Banco Português de Germoplasma Vegetal)

Engenheira agrónoma formada no Instituto Superior de Agronomia (Lisboa) e com mestrado em produção vegetal pela Universidade do Missouri, EUA. O seu objetivo de investigação é a gestão, conservação ex situ e in situ e valorização dos recursos genéticos vegetais. É, desde 1998, responsável pelo Banco Português de Germoplasma Vegetal, estrutura de referência nacional e internacional para a conservação dos recursos genéticos vegetais. Desempenha ainda funções de “Chair” no Grupo de Trabalho das Plantas Aromáticas e Medicinais do European Cooperative Programme Genetic Resources (ECPGR). É também autora e coautora de capítulos de livros e de artigos técnico-científicos sobre conservação de recursos genéticos vegetais publicados em revistas nacionais e internacionais.

Raul Rodrigues (ESA/IPVC – Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e CISAS – Centro de Investigação em Desenvolvimento em Sistemas Agro-alimentares e Sustentabilidade)

Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, mestre em Horticultura, Fruticultura e Viticultura e doutor em Ciências Agrárias pela referida instituição, desempenha funções de professor adjunto da ESA/IPVC e de Investigador no CISAS. Desenvolve a sua atividade de investigação nas áreas da recuperação, conservação e caracterização de cultivares regionais de espécies fruteiras, da limitação natural e efeitos secundários dos pesticidas em fruticultura e viticultura e da agricultura biológica.

Fabiano Bracht (FLUP – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”, e REMA – Research Management & Science Communication Unit Hub)

Fabiano Bracht é Investigador FCT (CEEC Institucional – 2018), gestor de comunicação de ciência do REMA e membro integrado do CITCEM, ambos na FLUP. Doutorado em História pela FLUP, em suas investigações tem abordado os processos históricos de circulação e construção do conhecimento científico, principalmente nos campos da Medicina, Farmácia e das Ciências Naturais.

A partir de outubro de 2022, o ciclo Diversidades passa a constituir Formação Certificada para Docentes no formato de Ação de Curta Duração. Em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas dos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, cada conjunto de três sessões (de 2 horas cada) passa a ser acreditado para os docentes que participem presencialmente.

Inscrição Exclusiva para Docentes | ACD 360 | Ciclo de Palestras – Diversidades: https://forms.office.com/r/h9CpTd56tD