SOBREPESCA: UMA AMEAÇA À SAÚDE DOS OCEANOS E À DE TODOS NÓS

3 de novembro de 2022, 21h00 – 23h00 | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

O mais recente relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado em junho último na Conferência dos Oceanos realizada em Lisboa, revela que a produção global de pesca e aquacultura atingiu um recorde de cerca de 214 milhões de toneladas em 2020. Desta, uma fração de cerca de 90 milhões de toneladas corresponde à captura de espécies selvagens, a grande maioria em meio marinho. A sobrepesca ou pesca predatória é um problema grave a nível mundial, que ameaça os ecossistemas e as espécies marinhas, recursos essenciais para as comunidades piscatórias, principalmente nos países em desenvolvimento, e o abastecimento de recursos piscatórios às gerações vindouras. Nesta conversa, vamos tentar perceber de que forma podemos mitigar esta ameaça e que medidas temos que adotar para salvaguardar a segurança alimentar da uma população mundial em crescimento, garantir os meios de subsistência das comunidades piscatórias e a manter o planeta saudável.

Investigadores convidados

Mónica Felício (IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera)

Mónica Felício é bióloga e fez o Mestrado em Ciências do Mar-Recursos Marinhos na Universidade do Porto. Atualmente, é técnica superior no IPMA, onde desenvolve atividade em monitorização de pescas. Ao longo da sua carreira, foi observadora em embarcações de pesca comercial, participou em várias campanhas de investigação e em vários projetos de Monitorização e Educação Ambiental, com principal enfoque na conservação dos ecossistemas marinhos.

Sandra Ramos (CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – Universidade do Porto)

Sandra Ramos é bióloga e fez o doutoramento em Ciências do Mar na Universidade do Porto e em colaboração com a Universidade de Miami, EUA. Atualmente, é investigadora do CIIMAR, onde se dedica ao estudo de várias áreas da ecologia marinha, como os estados iniciais de vida dos peixes e impactes das atividades humanas nos ecossistemas estuarinos. Ao longo da sua carreira, participou na implementação políticas ambientais e promoveu a participação ativa de diferentes atores, como os pescadores, na conservação dos ecossistemas marinhos.

A partir de outubro de 2022, o ciclo Diversidades passa a constituir Formação Certificada para Docentes no formato de Ação de Curta Duração. Em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas dos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, cada conjunto de três sessões (de 2 horas cada) passa a ser acreditado para os docentes que participem presencialmente.

Inscrição Exclusiva para Docentes | ACD 360 | Ciclo de Palestras – Diversidades: https://forms.office.com/r/h9CpTd56tD

Voltar