TRANSITANDO EM MOVIMENTO: TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E NEUTRALIDADE CARBÓNICA
3 de março de 2022, 21h30 – 23h00 | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva & Online
O clima mudou e não restam dúvidas que os agentes da mudança são as emissões de gases com efeitos de estufa, maioritariamente o dióxido de carbono, resultantes da combustão de combustíveis fósseis. E vai continuar a mudar, afastando o planeta Terra das condições ideais para o bem-estar e prosperidade da espécie humana, assim como as restantes espécies nossas contemporâneas. Guiados pelas indicações da comunidade científica e acordos internacionais, e provavelmente com um atraso que nos será penoso a todos, as diferentes nações definiram metas e subsequentes estratégias para a neutralidade carbónica, o ponto em que captura de carbono compensa as emissões deste gás. “Aqui, como vês, é preciso corrermos o mais depressa possível para ficarmos sempre no mesmo lugar. Se quiseres chegar a outro sítio, tens de correr pelo menos ao dobro desta velocidade!” Esta frase, dita pela Rainha de Copas à Alice no livro “Alice do outro lado do espelho” de Lewis Carrol, assenta como uma luva na situação atual do desígnio da neutralidade carbónica. Continuando com a analogia, nesta conversa falaremos do ponto em que está a corrida, quanto é que ainda temos de acelerar e como o podemos fazer e se vamos realmente conseguir correr para ficar no mesmo lugar.
Investigadores convidados
Susana Silva (Centro de Economias e Finanças da Universidade do Porto e FEP – Faculdade de Economia da Universidade do Porto)
Licenciada e doutorada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde é Professora Auxiliar. Os seus interesses de investigação prendem-se com a relação entre economia, ambiente e energia com particular destaque para a sustentabilidade no sector energético.
João Abel Peças Lopes (INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é Professor Catedrático desta Faculdade, onde leciona na graduação e pós-graduação em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. É atualmente diretor do Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia. É Fellow do Institute of Electrical and Electronic Engineers. É Diretor Associado e Investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), estando os seus principais domínios de interesse relacionados com a integração em larga escala de fontes de energia renovável em redes elétricas, análise do comportamento dinâmico, microredes, smartmetering, smartgrids, sistemas de armazenamento de energia e integração de veículos elétricos em redes elétricas.
Adélio Mendes (LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia e FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
Doutorado pela Universidade do Porto em 1993, é professor Catedrático no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2016. Coordena uma grande equipa de investigação com interesses em células de combustível e em eletrolisadores, células fotovoltaicas (células solares sensibilizadas com corante – DSSC – e células solares de perovesquita – PSC), células fotoelectroquímicas, fotoeletroredução do CO2, baterias redox de escoamento, reatores químicos de membrana e reatores eletroquímicos, processos de separação com membrana e adsorção.