Efémeros botânicos – ciclo de visitas botânicas noturnas

 

Cada visita ao jardim é uma surpresa: como num encontro com um amigo, há sempre novidades para acompanhar e partilhar. E, tal como numa relação de amizade, há encontros especiais que marcam momentos irrepetíveis. Apesar da sua aparente imobilidade, as plantas também são capazes de nos surpreender. São estes momentos, por vezes fugazes, de espanto e deslumbre, os motivadores deste ciclo de visitas botânicas. Ao longo de um ano, teremos três oportunidades de encontro no Jardim Botânico do Porto para a celebração da diversidade botânica e suas adaptações.

 

Os Segredos de Victoria

Entre 07 e 13 de outubro de 2019 | Data e hora a confirmar [ESGOTADO]

Victoria cruziana, com o seu tamanho majestoso e um nome real é merecidamente conhecida como a “Rainha dos nenúfares”. Esta planta apenas mostra as suas flores durante a noite e uma vez ao ano – sem dúvida, um raro evento digno de ser contemplado. Este ano o Jardim Botânico do Porto abre as portas da Estufa Tropical para mostrar a sua joia da coroa a florescer, um fenómeno botânico efémero que não vai querer perder.

Evento exclusivo e reservado a um número máximo de 30 participantes inscritos. A decorrer em data e hora e confirmar entre 07 e 13 de outubro de 2019.

As datas indicadas correspondem ao período previsto para abertura da flor. Todos os inscritos serão contactados no próprio dia ou no dia anterior ao da ocorrência do fenómeno.

A participação é gratuita, mas dependente de inscrição prévia através de: jardimbotanico@mhnc.up.pt. No ato de inscrição, deverá indicar obrigatoriamente, por favor, o seu número de telefone. Não serão aceites inscrições de grupos com mais de 3 elementos. [ESGOTADO]

 

Flower Power

Entre janeiro e fevereiro

Apesar de frágeis e delicadas, são as Orquídeas que reinam na Estufa. Bonitas e altivas, põem todos a trabalhar para elas: insetos, fungos e a equipa do Jardim Botânico do Porto, todos estão aqui para as servir. Este poder  que lhes é conferido através de elaboradas estratégias de comando, demonstra-nos uma rica e intrincada história evolutiva. Venha conhecer a fascinante e antiga coleção de Orquídeas da Estufa do Jardim Botânico do Porto e descobrir o mundo complexo deste género de plantas.

Mais informações brevemente disponíveis.

 

De dia espinhoso, de noite vaidoso

Entre julho e agosto

A perseverança da vida para prosperar nos mais inóspitos cantos do mundo é admirável. Viver no deserto não é pera doce e os catos envolveram-se numa armadura imponente para fazer frente à escassez de água. No entanto, à noite, quando as condições ambientais suavizam, os catos expõem-se em delicadas flores de grandes dimensões e cores vibrantes. Tão sedutoras que nem os animais noturnos resistem a fazer-lhes uma visita e a refastelar-se no seu doce néctar.

Mais informações brevemente disponíveis.