EM CAMPO COM O MUSEU

O MHNC-UP convida professores e alunos a sair da escola e a participar em saídas de campo estruturadas com vista a apresentar conteúdos científicos alinhados com os conteúdos programáticos nacionais. A recolha de dados a partir do campo promove o desenvolvimento de competências necessárias à resolução de problemas e à tomada de decisões fundamentadas sobre questões que afetam as sociedades e os subsistemas do planeta Terra.

Em Campo com o Museu traz-lhe as duas seguintes propostas:

A. Uma Aventura em Lavadores: bio e geodiversidade

Ao longo de um percurso pedestre pelo litoral de Gaia, com início na praia de Lavadores, os alunos são convidados a conhecer o contexto geológico e biológico da área envolvente, a compreender a interação existente entre biosfera, atmosfera, geosfera e hidrosfera, e a perceber de que forma o ser humano intervém nesta relação. Pretende-se que os alunos distingam o tipo de rochas existentes na Praia de Lavadores (sua génese, textura e composição) e compreendam a interação entre a paisagem geológica de Lavadores e os seus agentes modeladores, para além de identificarem os impactos visíveis nesta zona litoral devido às ações antrópicas.

B. Uma Aventura em Lavadores: um ecossistema litoral

Durante uma saída de campo à Praia de Lavadores, os alunos analisam in situ a interação entre biosfera, geosfera, hidrosfera e atmosfera, reconhecendo a especificidade deste ecossistema litoral. É dada particular relevância aos seres vivos adaptados aos diferentes patamares da zona costeira, de acordo com o tipo de rochas e a profundidade da água do mar, destacando-se a sua função de bioindicadores. É ainda discutida a influência antrópica no litoral como um dos principais problemas que afetam o equilíbrio destes frágeis ecossistemas.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

• Componentes do currículo: Biologia, Geologia, Geografia e Ciências Naturais
  • Público: alunos do 3.º ciclo do ensino básico (7.º e 8.º anos) e do ensino secundário (10.º e 11.º ano)
  • Duração: 90 minutos