ESCOLA CIÊNCIA VIVA DA GALERIA DA BIODIVERSIDADE

ESCOLAS CIÊNCIA VIVA DA TERRA E DO ESPAÇO

A funcionar desde 2023, a Escola Ciência Viva da Galeria da Biodiversidade – Escolas Ciência Viva da Terra e do Espaço é um projeto educativo da Universidade do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, que resulta da parceria entre a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

Trata-se de um projeto que, partilhando os valores e princípios da Rede de Escolas Ciência Viva, é o primeiro de sempre a apresentar um programa educativo que resulta da articulação de dois Centros Ciência Viva.

CARTA DE PRINCÍPIOS | PROGRAMA EDUCATIVO | COMISSÃO CIENTÍFICA | PARCERIAS | NOTÍCIAS

PROGRAMA EDUCATIVO

A Escola Ciência Viva da Galeria da Biodiversidade – Escolas Ciência Viva da Terra e do Espaço aborda as aprendizagens essenciais, de várias áreas de conhecimento do 1.º ciclo do ensino básico, recorrendo a metodologias de trabalho orientadas para a investigação. A orientar as ações a serem desenvolvidas pelos alunos está uma questão-problema central Porque é que (só) há vida (e tanta!) na Terra, estruturando-se a oferta educativa de forma a incentivar a consciencialização dos participantes para a importância do papel desempenhado por cada um de nós no conhecimento e preservação do ambiente, bem como para o reconhecimento do impacto da atividade científica neste âmbito, como forma de assegurar a preservação da vida e do planeta Terra através da construção de um futuro sustentável.

É privilegiada a realização de atividades práticas sobre variados temas no âmbito das ciências, em particular biodiversidade, mas também da tecnologia, literatura e arte. As atividades promovidas focam-se em metodologias ativas centradas nos participantes, de carácter transdisciplinar, assentes em processos de cocriação e reflexão, e todo o trabalho prático promovido, de carácter laboratorial e/ou experimental, segue a metodologia científica, estimulando sempre a criatividade e a curiosidade. A par destas, são também promovidas valiosas atividades de contato com investigadores, artistas e instituições científicas, culturais e de ensino superior.

Durante uma semana, duas turmas do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, têm a oportunidade de visitar exposições, assistir a sessões de planetário, trabalhar em laboratórios de investigação científica, fazer saídas de campo, realizar experiências e investigações, desenvolver a sua veia criativa e fazer todas as perguntas que entenderem.

No Planetário do Porto, através da realização de atividades experimentais, compreendem as condições que um planeta tem de ter para suportar a vida: densidade compatível com planeta rochoso, água líquida, como resultado, também, de uma atmosfera com oxigénio e geradora de efeito de estufa. Aqui também caçam micrometeoritos e compreendem a sua importância na história da Terra e do Sistema Solar.

Por sua vez, na Galeria da Biodiversidade, exploram, observam e descrevem a diversidade de seres vivos que connosco partilham o planeta. Para além de explorarem a exposição permanente da Galeria da Biodiversidade, percorrem o Jardim Botânico da Universidade do Porto e coletam amostras de águas dos seus lagos, nas quais, com recurso ao microscópio e à lupa binocular, descobrem um invisível mundo vivo. Podem também analisar e perceber as semelhanças e diferenças entre as células animais e vegetais. Aliando a criatividade ao rigor científico, criam a sua própria coleção de folhas e outros elementos vegetais, recolhidos meticulosamente no Jardim, aprendendo o que é e para que serve um herbário. Sem esforço, dominam a linguagem da ciência, aprendendo e praticando a escrita de nomes científicos.

Pelo meio, há ainda tempo para uma visita à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde os alunos podem contactar com investigadores nos seus laboratórios e explorar fenómenos físicos, químicos e bioquímicos que nos permitem perceber a forma como o nosso planeta funciona.

E para fechar a semana em beleza, à sexta-feira há sempre dois momentos únicos: o já clássico Encontro com o Cientista, ao qual se alia, pela primeira vez, o Encontro com o Artista.

Consulte a PLANIFICAÇÃO SEMANAL DE ATIVIDADES.
E saiba mais sobre o ENCONTRO COM O CIENTISTA e o ENCONTRO COM O ARTISTA da Escola Ciência Viva da Galeria da Biodiversidade.

COMISSÃO CIENTÍFICA

Paulo Farinha Marques, Arquiteto paisagista, Diretor do Jardim Botânico da Universidade do Porto, e Professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Helena Gonçalves, Bióloga, Curadora das coleções de peixes, répteis e anfíbios do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)

José Manuel Grosso-Silva, Entomólogo, Curador das coleções de entomologia do MHNC-UP