EXPOSIÇÃO MULHERES NATURALISTAS DO PASSADO

11 de novembro a 31 de dezembro de 2023

Jardim Botânico da Universidade do Porto

De 11 de novembro a 31 de dezembro de 2023, a Estufa Aberta do Jardim Botânico da U.Porto será palco da exposição Mulheres Naturalistas do Passado. Com aguarelas de Luísa Nunes, esta exposição organizada pelo Centro Ciência Viva da Floresta, chega ao Jardim Botânico da U.Porto no âmbito do programa de mobilidade “Hoje quem manda sou eu”, promovido pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva, durante a estadia de Edite Fernandes, diretora executiva o Centro Ciência Viva da Floresta, na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva.

A inauguração da exposição terá lugar no sábado, dia 11 de novembro, pelas 11h00.

SOBRE A EXPOSIÇÃO
O interesse pelo mundo natural, por parte de muitas mulheres ao longo da história, foi negligenciado e esquecido. Esta exposição, pintada durante a pandemia, mostra catorze mulheres inspiradoras e influentes cujas descobertas trouxeram conhecimentos incríveis sobre a flora, a fauna e a biodiversidade.
Desafiaram convenções e correram riscos para trazerem ao mundo o conhecimento de espécies nunca antes descritas. Muitas eram ilustradoras, pois era a única forma de registar o que viam. Exploradoras curiosas pelo mundo natural, mulheres diferentes, algumas absolutamente incompreendidas pelo seu sentido visionário.
De Maria Sibylla Merian (séc XVII) que viajou sozinha para as florestas do Suriname, a Jane Goodall que estudou a vida social dos chimpanzés na Tanzânia. Incluindo também Rachel Carson, Marjory Latimer, Jeanne Baret e muitas outras, esta exposição pretende mostrar as histórias e descobertas de mulheres que se dedicaram a enriquecer o conhecimento sobre o mundo natural. Espíritos livres e muito à frente do seu tempo.

SOBRE A AUTORA
Luísa Nunes é professora de ecologia e entomologia no Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal. Sua paixão pelo naturalismo levou-a a várias expedições em regiões remotas do mundo. A ilustração é o seu hobby, com dezoito livros publicados. O mais popular é o seu diário ilustrado, cujo tema muda anualmente. Pode acompanhar as viagens de Luísa pelo mundo natural no Instagram: luisalark

Mulheres Naturalistas do Passado

11 de novembro a 31 de dezembro de 2023, todos os dias, das 9h00 às 18h00