FÉRIAS COM O MUSEU
PÁSCOA NO MUSEU 2024
PROGRAMA
25 de março de 2024, 2.ª feira | DESCOBERTAS DA BIODIVERSIDADE
“E chegou a Primavera. E certa manhã de Abril, Oriana acordou ainda mais cedo do que o costume. Mal o primeiro raio de sol entrou na floresta, ela saiu de dentro do tronco do carvalho onde dormia. Respirou fundo os perfumes da madrugada e fez uns passos de dança. Depois penteou os cabelos com os dedos das mãos a fazerem de pente e lavou a cara com orvalho. – Que manhã tão bonita! – disse ela. – Nunca vi uma manhã tão azul, tão verde, tão fresca e tão doirada.”
In A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen
É com a chegada da primavera que alguns animais saem das suas tocas e casulos para iniciarem a sua vida no nosso Jardim. Mas será que conseguiremos descobrir onde se escondem? De que forma poderemos saber quais são os lugares que escolhem para se abrigar durante o inverno? Essas são perguntas que nos desafiam a observar atentamente, a explorar os recantos mais secretos e a decifrar os mistérios da vida selvagem que se desenrolam à nossa volta.
26 de março de 2024, 3.ª feira | UM SALTO DE COELHO
“E foi pela floresta fora dançando e dizendo bom-dia às coisas. Primeiro acordaram as árvores, depois os galos, depois os pássaros, depois as flores, depois os coelhos, depois os veados e as raposas.”
In A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen
É na Páscoa que os animais e as plantas voltam a ganhar vida. As aves fazem graciosas acrobacias no ar e cantam alegremente enquanto os coelhos saem das suas tocas e saltitam pelos prados repletos de relva e de pequenas flores coloridas. As flores abrem as suas corolas e exibem as pétalas e as anteras cheias de grãos de pólen. Desta forma, sabemos que chegou a primavera, e com ela, uma explosão de vida e diversidade de seres vivos. Mas já pensaram porque falamos tanto de coelhos na Páscoa? Nesta atividade vamos perceber que estes mamíferos fofos, cheios de personalidade, são muito mais do que a representação desta época festiva. Vamos perceber como estes animais crescem e vivem e o quão importantes são para o equilíbrio dos ecossistemas.
27 de março de 2024, 4.ª feira | EM BUSCA DOS OVOS DA PÁSCOA
“Na Primavera trepava às cerejeiras para comer as primeiras cerejas doces, escuras e vermelhas. E também subia às árvores onde todos os anos havia ninhos, ninhos redondos feitos de ervas, folhas secas e penas e que tinham lá dentro quatro ovos verdes sarapintados de castanho.”
In A Floresta de Sophia de Mello Breyner Andresen
Os ovos são estruturas muito importantes no reino animal, protegendo o ser vivo até este estar pronto para enfrentar o mundo lá fora. Mas… Porque será que os ovos são símbolos da Páscoa e da primavera? E que animais põem ovos? Neste dia, vamos descobrir tudo sobre os ovos e os animais que deles saem. E depois de já sabermos tanto sobre ovos, seremos desafiados a fazer uma coisa que nunca pode faltar nesta altura do ano: uma caça aos ovos! Vamos descobrir todos os ovos escondidos no nosso Jardim!
28 de março de 2024, 5.ª feira | ÀS ESCONDIDAS NA NATUREZA
“Então tudo no jardim estremece e as grandes tílias e os velhos carvalhos e as flores recém-nascidas e as relvas e as borboletas dizem: —É Primavera! É Primavera!”
In O Rapaz de Bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen
Sabiam que os animais também jogam às escondidas? Mas não é bem como nós…! Na natureza há algumas formas dos animais se esconderem, ou de se fazerem passar por outros, para poderem sobreviver e não serem comidos. De cobras a corujas, passando por borboletas, polvos e peixes, muitos animais usam estratégias fantásticas para passarem despercebidos. Neste dia, vamos descobrir que estratégias são essas, como são utilizadas, e como também nós podemos jogar às escondidas com a natureza!
2 de abril de 2024, 3.ª feira | OSTERBAUM: A ÁRVORE DA PÁSCOA
“Assim, o povo dessa ilha sentia-se feliz e orgulhoso por possuir uma árvore tão grande e tão bela: é que em nenhuma outra ilha do Japão, nem nas maiores, existia outra árvore igual. Até os viajantes que por ali passavam diziam que mesmo na Coreia e na China nunca tinham visto uma árvore tão alta, com a copa tão frondosa e bem formada.”
In A Árvore de Sophia de Mello Breyner Andresen
A Osterbaum, ou árvore da Páscoa, faz parte de uma tradição encantadora que nos remete para a celebração de uma festividade de renovação e vida. As decorações coloridas que adornam os seus galhos refletem a alegria da temporada, enquanto cada ovo pendurado conta uma história única. Esta árvore peculiar leva-nos a questionar: porquê enfeitar uma árvore durante a Páscoa? Nesta atividade, vamos construir uma Árvore de Páscoa, cujo valor simbólico exploraremos.
3 de abril de 2024, 4.ª feira | PRIMAVERA NO JARDIM
“Diziam eles que as rosas eram flores sentimentais e fora de moda e que os cravos cheiravam a dentista. Tinham grande desprezo pelas papoilas e pelos girassóis, que são plantas selvagens. E das flores da urze e das flores de tojo do pinhal diziam que nem eram flores.”
In O Rapaz de Bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen
Muitas vezes esquecidas, as plantas apresentam uma enorme variedade de formas, cores, e tamanhos, podendo habitar os locais mais estranhos do planeta. No entanto, apenas um grupo destes seres vivos apresenta uma estrutura que mais nenhum ser vivo possui: as flores. Já pensaram para que servem as flores? As flores não servem apenas para decorar casas e jardins. Com efeito, têm um papel muito importante na manutenção da biodiversidade. Nesta atividade, vamos estudar as diferentes componentes de uma flor, observando-as e percebendo quais as funções que desempenham.
4 de abril de 2024, 5.ª feira | SABOR A PÁSCOA
Habitualmente, associamos as diferentes épocas do ano a diferentes tradições, cores, sabores e aromas. A Páscoa não é exceção. Mas o que associamos a esta época? Se pensarmos bem, estas tradições e memórias estão, normalmente, relacionadas com elementos de biodiversidade que estão mais vigorosos e exuberantes, ou que usamos nessas épocas. Já alguma vez tinham pensado nisso? Entre atividades laboratoriais, passeios pelo Jardim Botânico e incursões culinárias, vamos descobrir a que cheira e sabe a Páscoa, reconhecendo a importância da biodiversidade nas nossas tradições.
5 de abril de 2024, 6.ª feira | HORA DE MUDAR!
Por estes dias celebramos o equinócio que marca o início da Primavera e também a Páscoa. Vivemos uma época associada à mudança, marcada pela renovação na natureza. E esta é uma excelente oportunidade para também nós começamos a mudar! Já todos ouvimos falar do impacto negativo que o nosso padrão de consumo tem no nosso planeta. Mas o modo como nos deslocamos, alimentamos, vestimos, e como ocupamos os nossos tempos livres pode ser mais amiga do ambiente. E não é assim tão difícil… De uma forma divertida, entre jogos e trabalhos manuais , vamos descobrir como pequenas mudanças nas nossas escolhas no dia a dia podem ter um grande impacto no ambiente.