FÉRIAS COM O MUSEU
VERÃO NO MUSEU 2024
PROGRAMA | JULHO
SEMANA DA AVENTURA | 1 a 5 de julho de 2024
Entre expedições, safaris e caças ao tesouro, muitas serão as aventuras que nos aguardam nesta semana, repleta de adrenalina. Ao longo de cinco dias, vamos dar vida a personagens de uma história, ler mapas e encontrar uma civilização perdida. Pelo meio faremos um safari e teremos um encontro com uma Naja. Tudo isto num mundo do faz de conta em que cada um de nós será um explorador! Vamos partir à aventura?
Dia 1 de julho (2.ª feira) – AS AVENTURAS DE PINTAS E GOLIAS
Quem são o Pintas e o Golias? E como ajudaram o sacerdote egípcio Pakharu a recuperar os seus poderes de teletransporte? Tendo como ponto de partida os podcasts As aventuras de Pintas e Golias, vamos explorar a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e o Jardim Botânico da Universidade do Porto. Daremos vida e corpo às personagens destas aventuras, que se baseiam em peças icónicas do MHNC-UP. Prontos para aceitar este desafio?
Dia 2 de julho (3.ª feira) – À PROCURA DO COELHO DE PORTO SANTO
Onde está o coelho de Porto Santo? Na ilha de Porto Santo há um residente trapalhão que se perde sempre que entra em aventuras. Apoiados na cartografia e no mapeamento, vamos explorar a ilha, seguindo as pistas deixadas por este coelho, que anda numa caça ao tesouro. Conseguiremos encontrá-lo?
Dia 3 de julho (4.ª feira) – DA COSTA RICA AO BRASIL
Será que conseguiremos sobreviver uns dias na floresta? Neste dia, faremos parte de uma expedição à América, cujo objetivo é encontrar uma civilização desaparecida. Muitas serão as aventuras que teremos desde as luxuriantes florestas da Costa Rica até à enigmática Amazónia brasileira. Preparados para embarcar nesta expedição ao desconhecido?
Dia 4 de julho (5.ª feira) – VAMOS FAZER UM SAFARI
Quem são os big 5 de África? Os gnus migram? Como caçam os leões? Estas e outras questões serão respondidas no que será o nosso safari pela biodiversidade africana.
Dia 5 de julho (6.ª feira) – DE OLHOS NA NAJA
O que é uma Naja? Como nos vê e o que come? Vamos aprender mais sobre a sua biologia e comportamentos. Com objetos banais, construiremos um modelo do seu corpo, completo com órgãos… E vamos até simular a extração do seu veneno!
SEMANA DA LITERATURA | 8 a 12 de julho de 2024
Nesta semana, vamos mergulhar bem fundo no universo da literatura! Juntos, vamos descobrir o que nos leva a ler, a querer descobrir mais sobre o mundo das palavras e a criar histórias cheias de criatividade. A escrita e o gosto pela leitura são ferramentas fundamentais para nos relacionarmos com o mundo e com as pessoas que nos rodeiam. Ao longo destes dias, vamos procurar o que precisamos para semear histórias, escrever com imagens, criar personagens e caçar inspiração. Tudo isto usando como pano de fundo os espaços maravilhosos que são a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e o Jardim Botânico da Universidade do Porto.
Dia 8 de julho (2.ª feira) – PALAVREADO BARALHADO
Quando pensas na natureza, que palavras é que te vêm à cabeça? Tal como todos os seres vivos estão interligados, na grande teia da vida, também as palavras estão todas ligadas e não existem umas sem as outras. Neste dia vamos usar a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e o Jardim Botânico da Universidade do Porto para nos ajudar a explorar as palavras, procurar as ligações entre elas, e construir uma teia de palavras!
Dia 9 de julho (3.ª feira) – FÁBULAS E FABULAÇÕES
O que é uma fábula? E que fábulas conheces? Neste dia vamos não só partilhar histórias mas também tirar proveito dos espaços da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e do Jardim Botânico da Universidade do Porto para procurar as personagens perfeitas para protagonizar a nossa fábula. Não sabes por onde começar? Vem descobrir!
Dia 10 de julho (4.ª feira) – DESENHOS (D)ESCRITOS
Porque é que há livros com ilustrações? E para que servem? Neste dia vamos explorar as diferenças entre o que é escrito e o que é ilustrado e perceber a importância da ilustração na literatura. Depois vamos procurar escrever a partir de imagens, para que a imaginação nos leve por caminhos originais e cheios de criatividade. Vamos criar os nossos próprios livros ilustrados!
Dia 11 de julho (5.ª feira) – EU SOU UMA PERSONAGEM!
As personagens dos livros têm características físicas, ideias e opiniões, como uma pessoa verdadeira. Mas neste dia a personagem… És tu! Como seríamos se fossemos personagens de um livro? Será que teríamos super-poderes? Ou casas maravilhosas? Vamos descobrir, através de exercícios autobiográficos, quem seríamos se fossemos personagens, e pelo caminho vamos criar laços com outros e perceber o que temos todos em comum.
Dia 12 de julho (6.ª feira) – DAR CORDA À INSPIRAÇÃO
O que é a inspiração? De onde vem e para que serve? E porque é que às vezes não a conseguimos encontrar? Neste dia vamos relembrar a importância dos sentidos e procurar inspiração em lugares comuns, como os sons que nos rodeiam e a música que ouvimos, para descobrirmos como o dia-a-dia nos pode trazer tanto daquilo que nos inspira e leva a escrever e sonhar. Vamos pescar ideias?
SEMANA DA CIÊNCIA | 15 a 19 de julho de 2024 [ESGOTADO]
Nesta semana, vamos trabalhar ciência. Vamos aplicar a metodologia científica nas suas diferentes etapas: questionar, formular hipóteses, prever como encontrar respostas, experimentar e recolher dados, organizar e analisar a informação para chegar a conclusões e comunicá-las. Por entre a biodiversidade do Jardim Botânico da Universidade do Porto, tornar-nos-emos verdadeiros cientistas!
Dia 15 de julho (2.ª feira) – LAGOS COM VIDA
À primeira vista, os lagos não passam de reservatórios de água, que por vezes apresentam plantas aquáticas. Alguns podem ainda conter peixes. Se observarmos um lago durante algum tempo, encontramos muitas vezes libelinhas e abelhas. Se prestarmos atenção, podemos ouvir o coaxar de uma rã que se camufla no meio das folhas do nenúfar. E o que acontece quando o observamos bem de perto? Conseguimos ver mais algum ser vivo? Talvez algumas algas… E se pudéssemos observar uma gota de água deste lago ao microscópio? Conseguiríamos observar algum ser vivo? Neste dia, é exatamente isso que vamos fazer: observar a enorme diversidade de vida que existe em algo tão pequeno como uma pequena gota de água de um lago.
Dia 16 de julho (3.ª feira) – CÉLULAS EM NOSSO REDOR
Será que há algo que todos os seres vivos têm em comum? Nesta atividade, com a ajuda de um microscópio, vamos poder observar uma estrutura básica que compõe todos os seres vivos: a célula! Desde células procarióticas a eucarióticas – umas animais e outras vegetais –, vamos conhecer diversos tipos de células e perceber a origem dos nomes que lhes atribuímos. Juntos, descobriremos a base de toda a vida!
Dia 17 de julho (4.ª feira) – O MICROMUNDO DAS LEVEDURAS
Muitos dos microrganismos existentes são inofensivos para o ser humano, sendo que utilizamos alguns deles para nosso benefício. São usados na produção de biocombustíveis, medicamentos e até alimentos e bebidas, tais como pão, queijo ou cerveja. Já ouviram falar em leveduras? As leveduras são microrganismos muito benéficos para nós! Muitos de nós já fizemos pão em casa, o que apenas é possível com a ajuda das leveduras. No entanto, estas são também utilizadas para confecionar outros alimentos, como por exemplo os iogurtes. Nesta atividade vamos descobrir como as podemos utilizar na produção de alimentos saudáveis. Preparados para pôr as mãos na massa? Bom apetite!
Dia 18 de julho (5.ª feira) – QUÍMICA E HIGIENE
A higiene é muito importante no nosso dia-a-dia. Os microrganismos podem encontrar-se por todo o lado: no solo, no ar, nos alimentos, na água, no nosso corpo, nas rochas e noutros locais. Mas as mãos são as maiores responsáveis pela sua propagação de uns locais para os outros. Assim, é muito importante lavar muito bem as mãos e os alimentos, bem como todas as superfícies com que contactamos diariamente. Nesta atividade vamos fazer sabonetes com diversas cores, formas e aromas.
Dia 19 de julho (6.ª feira) – NUTRIENTES E SAÚDE
Como manter um corpo saudável? Ao longo deste dia, vamos fazer experiências laboratoriais para investigar quais os diferentes nutrientes que existem nos alimentos. Sabem que nutrientes existem na vossa comida favorita? Vamos perceber que há alimentos mais nutritivos e saudáveis do que outros. Cabe a cada um de nós fazer a escolha certa!
SEMANA DA ARTE | 22 a 26 de julho de 2024
Uma semana dedicada à vertente artística dos mais pequenos. Inspirando-nos na natureza que nos rodeia, recorreremos à observação e ao desenho para representar os mais belos pormenores do Jardim Botânico da Universidade do Porto. Vamos desenvolver estratégias para a construção das relações entre o olhar, o ver e o fazer, valorizando as experiências de cada um, com o objetivo de levar a interpretações mais abrangentes e complexas, a partir de três realidades: imagem/objeto, sujeito e construção de hipóteses.
Dia 22 de julho (2.ª feira) – ILUSTRAÇÃO
Nesta atividade vamos explorar a fascinante arte da ilustração, inspirados pelos ricos ambientes da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e do Jardim Botânico da Universidade do Porto. Utilizando materiais de desenho e técnicas únicas, vamos criar ilustrações detalhadas de animais, plantas, locais e costumes. Ao longo da história, os naturalistas têm utilizado a ilustração para documentar e compreender a diversidade da vida na Terra, e agora será a nossa vez de seguir os seus passos. Desde desenhos rigorosos de espécies raras até mapas detalhados dos ecossistemas, vamos mergulhar na arte e na ciência, conectando-nos com a beleza e a complexidade da natureza. Vamos partir juntos numa jornada de descoberta e criação, onde cada traço e sombra nos aproxima um pouco mais do mundo natural que nos rodeia.
Dia 23 de julho (3.ª feira) – MUSEU EM MINIATURA
O Jardim Botânico da Universidade do Porto e a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva são fontes inesgotáveis de inspiração. Neste dia, vamos construir maquetes detalhadas destes locais fascinantes, utilizando materiais simples e sustentáveis. Cada participante poderá recriar as formas e cores observadas na natureza, das árvores às flores, e também dos edifícios. Para dar vida às nossas maquetes, utilizaremos pigmentos naturais extraídos das plantas. Esta é uma oportunidade divertida e educativa para explorar a criatividade e aprender sobre a importância da sustentabilidade. Juntos vamos transformar materiais simples em obras de arte deslumbrantes e conectar-nos com a beleza do mundo natural de forma única e ecológica. Preparados para recriar o Jardim Botânico e a Galeria da Biodiversidade?
Dia 24 de julho (4.ª feira) – PIGMENTOS VEGETAIS
As plantas apresentam uma enorme diversidade de cores, visíveis nas folhas, flores, frutos e até nas raízes. No Jardim Botânico da Universidade do Porto, observamos folhas verdes e amarelas, flores azuis e violetas, e frutos de muitas outras cores. Neste dia, vamos recolher estas cores e utilizá-las de forma sustentável! Vamos extrair pigmentos naturais para criar aguarelas ecológicas, aproveitando as cores autênticas da natureza. Utilizaremos partes das plantas, como beterraba para um vermelho intenso, espinafres para verde vibrante, cenoura para laranja brilhante e café para castanho terroso. O processo envolve cortar, triturar e dissolver os pigmentos em água, filtrando a solução para obter uma tinta concentrada. Preparados para pintar com os pigmentos da natureza de forma sustentável e criativa?
Dia 25 de julho (5.ª feira) – MODELAGEM DA NATUREZA
As plantas do Jardim Botânico da Universidade do Porto inspiram-nos a criar obras de arte únicas. Neste dia, vamos modelar a natureza usando materiais encontrados no próprio jardim e pasta de moldar. Cada um poderá criar formas inspiradas nas plantas, flores e frutos que observar. Para colorir essas criações, utilizaremos pigmentos naturais extraídos das plantas. Esta é uma oportunidade divertida e educativa para explorar a criatividade e aprender sobre a importância da sustentabilidade. Juntos vamos transformar materiais simples em obras de arte deslumbrantes e conectar-nos com a beleza do mundo natural de maneira única e ecológica. Preparados para dar vida às cores da natureza?
Dia 26 de julho (6.ª feira) – IMAGINARIUM
Com madeira, pedras, folhas e outros elementos da natureza, vamos construir casas, barcos e organismos, reais ou imaginários. Desde pequenas cabanas escondidas entre árvores até majestosos navios navegando em mares imaginários, vamos deixar a nossa imaginação fluir e construir em harmonia com a natureza. Esta atividade não só nos permitirá explorar a criatividade, mas também nos conecta de forma mais profunda com os materiais que iremos utilizar usando muita imaginação e criatividade. Juntos, partiremos numa aventura de construção e descoberta, onde cada estrutura é uma expressão única da nossa relação com o mundo natural.
SEMANA DA SUSTENTABILIDADE | 29 de julho a 2 de agosto de 2024
Sustentabilidade é uma palavra que ouvimos com frequência, mas será que temos mesmo noção do que significa? A sustentabilidade implica um compromisso com o futuro do nosso planeta e depende das atitudes de cada um de nós. O objetivo? Conseguir aquilo de que precisamos para viver com qualidade, sem comprometer as gerações futuras. Pequenas mudanças no modo como nos deslocamos, alimentamos, e vestimos, e como ocupamos os nossos tempos livres podem fazer uma grande diferença. Durante uma semana vamos aprender mais sobre sustentabilidade, de uma forma divertida! Entre jogos e trabalhos manuais, vamos descobrir como podemos contribuir para um futuro melhor!
Dia 29 de julho (2.ª feira) – INTERLIGADOS – VIAGEM PELO ECOSISTEMA
Cada ser vivo tem um papel no ecossistema. Através da realização de um jogo e de uma visita à Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, vamos descobrir de que forma estamos ligados a outros seres vivos e o que podemos fazer para promover a biodiversidade. Dando asas à nossa criatividade, construiremos peças que podem ajudar a aumentar a biodiversidade lá em casa e ajudar-nos a compreender melhor o que é um ecossistema.
Dia 30 de julho (3.ª feira) – SUSTENTABILIDADE.COME
Temos de nos alimentar todos os dias, mas será que temos presente de onde vêm os alimentos? Quem os produziu e onde? Como chegaram ao supermercado? Ao tentar responder a estas questões vamos descobrir como podemos ter uma alimentação saudável e mais amiga do ambiente, que promova também a economia e as comunidades locais! Vamos também criar uma mini horta e descobrir algumas receitas deliciosas para nos ajudar a diminuir o desperdício de alimentos em nossas casas.
Dia 31 de julho (4.ª feira) – NOVA OPORTUNIDADE
Cada um de nós pode adotar hábitos mais responsáveis e conscientes em relação ao consumo e descarte de produtos. Para além de poderem ser muito divertidas, a redução, a reutilização e a reciclagem são práticas fundamentais para a promoção de um desenvolvimento sustentável! Vamos dar uma nova oportunidade a coisas que já não queremos, fazer “magia” e criar coisas novas, bonitas e úteis!
Dia 1 de agosto (5.ª feira) – ELEMENTOS ESSENCIAIS
O solo e a água são partes vitais do nosso planeta. Aprender mais sobre eles ajuda-nos a saber cuidar e proteger o meio ambiente. Por vezes não usamos a água e o solo da forma responsável, mas isso pode mudar! Entre truques para diminuir o consumo de água e a exploração e criação de uma pilha de compostagem, vamos divertir-nos enquanto cuidamos!
Dia 2 de agosto (6.ª feira) – UM SUPERPODER: PARTILHA DO CONHECIMENTO
Cada um de nós pode ser um super-herói e ajudar a tornar a nossa sociedade mais sustentável! Ao termos atitudes mais amigas do ambiente já estamos a ajudar, mas podemos ir ainda mais longe, mostrando aos nossos amigos e familiares como o podem também fazer. Cada gesto conta, e quanto mais pessoas fizerem a sua parte, maior é o impacto!