HISTÓRIA DA ZOOLOGIA E COLEÇÕES DE HISTÓRIA NATURAL EM PORTUGAL

Tipo de curso: teórico

Data: 24 e 25 de setembro de 2020 | 10h00 – 18h00

Duração: 12h

Local: Instalações do MHNC-UP no Edifício Histórico da Reitoria da U.Porto – sala 1.11

Preço: 90 € (inscrição regular); 60 € (estudantes e funcionários de instituições abrangidas pelos protocolos MHNC-UP para a promoção e divulgação das coleções e património científico); 120 € (instituições e empresas); gratuito (funcionários de instituições associadas ao consórcio PRISC) | | Estão disponíveis 12 Bolsas PRISC (inscrição gratuita), sendo dada prioridade a candidatos desempregados, residentes fora da área metropolitana do Porto e estudantes – as bolsas excedentes serão distribuídas por ordem de receção das inscrições.

DESCRIÇÃO

Os primórdios dos estudos zoológicos e primeiras coleções de história natural portuguesas. O Iluminismo e as viagens Filosóficas. O impacto dos conflitos armados da primeira metade do século XIX na zoologia e museus portugueses. O “Scramble for Africa” e o renascimento da zoologia e coleções zoológicas portuguesas na segunda metade de oitocentos. As novas coleções de história natural do final do século XIX e início do século XX. A investigação colonial no século XX. Os museus nos dias de hoje – que futuro, que potencialidades?

OBJETIVOS

O objetivo deste curso é o de apresentar aos participantes uma perspetiva histórica sobre a evolução da zoologia e das coleções de história natural (principalmente zoológicas) em Portugal, desde os seus primórdios no século XVIII até aos dias de hoje.

Objetivos de aprendizagem:

• Reconhecer os principais protagonistas históricos nas ciências zoológicas Portuguesas;
  • Reconhecer os principais museus e coleções de história natural portuguesas e compreender a sua evolução e percurso até aos dias de hoje;
  • Enquadrar a atividade científica e estabelecimentos museológicos no seu contexto histórico e social.

Competências específicas:

• Identificar as coleções zoológicas mais importantes do país;
  • Relacionar o trabalho dos vários atores históricos com as suas respetivas coleções, e produção (histórica e atual) de conhecimento científico;
  • Conhecer as potencialidades e importância das coleções zoológicas Portuguesas para a investigação científica atual e conservação da biodiversidade;
  • Identificar os principais desafios que estas coleções enfrentam nos dias de hoje.

PLANO DO CURSO

Apresentação oral pelo formador dos vários conceitos a abordar, bem como de exemplos de casos práticos nos quais estes são aplicáveis, seguida de exercícios práticos envolvendo a participação ativa dos formandos.

Informal. intervenção dos formandos.