Museu em Movimento – Atividades para Escolas

ENSINO PRÉ-ESCOLAR

MM1. Observação e identificação de seres vivos: plantas e animais. Através da observação de uma seleção de organismos, será trabalhado o conceito de ser vivo e apresentadas as principais diferenças entre plantas e animais. Com base em experiências estimulantes, as crianças poderão contactar com diferentes exemplares de seres vivos e classificá-los de acordo com critérios específicos.

• Área de Conteúdo: Área do Conhecimento do Mundo
  • Público: alunos do ensino pré-escolar

Ensino Básico – 1.º ciclo

MM2. Observação e identificação de seres vivos: plantas e animais. Através da observação, os alunos irão identificar seres vivos, distinguindo-os de formas não vivas, e reconhecendo a existência de diversidade entre organismos do mesmo grupo e de grupos diferentes. São também desafiados a relacionar as características de animais e plantas com o seu habitat.

MM3. Construção de uma cadeia alimentar “viva”. Através da construção de uma teia alimentar, os alunos irão perceber que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através das relações alimentares que estabelecem entre si, e do meio físico que os rodeia, reconhecendo a importância da preservação da natureza como um todo integrado.

• Componentes do currículo: Estudo do Meio, Expressão Artística
  • Público: alunos do 1.º ciclo do ensino básico*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.

Ensino Básico – 2.º ciclo

MM4. Invisível a olho nu. Através da exploração da estrutura, composição e função do microscópio ótico, os alunos ficarão a conhecer um dos mais relevantes instrumentos de observação científica e terão a oportunidade de observar e comparar células de diferentes seres vivos.

MM5. Flores: tesouros escondidos. Através da dissecação de flores recolhidas no Jardim Botânico da Universidade do Porto e de plantas obtidas a partir dos jardins e canteiros da escola, os alunos irão conhecer a morfologia floral e identificar os principais grupos taxonómicos a que os exemplares observados pertencem.

Enquadramento Didático

• Componentes do currículo: Ciências Naturais e área curricular de Educação para a Cidadania
  • Público: alunos do 2.º ciclo do ensino básico (5.º e 6.º anos)*

Ensino Básico – 3.º ciclo

MM6. Simulação de erupções vulcânicas. Através de uma atividade experimental em que se simulam erupções efusivas e explosivas, os alunos identificarão os principais elementos que caraterizam uma manifestação de atividade vulcânica, relacionando-os com o seu impacto na biodiversidade.

MM7. Vida à microescala. Através da observação de células de diferentes organismos ao microscópio ótico composto, os alunos reconhecerão a célula como unidade básica dos seres vivos, distinguindo células eucarióticas de células procarióticas.

Enquadramento Didático

• Componentes do currículo: Ciências Naturais, Ciências Físico-químicas, Geografia e área curricular de Educação para a Cidadania
  • Público: alunos do 3.º ciclo do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º anos)*

Ensino Secundário

MM8. Luminescência química e biológica. Nesta atividade, os alunos assistirão a uma desmonstração através da qual se exploram e relacionam os fenómenos de quimiluminescência e bioluminescência, discutindo as limitações e potencial da sua aplicação ao desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas.

MM9. Missão fermentação: láctica ou alcoólica? A mobilização de energia levada a cabo por organismos como leveduras e bactérias tornou-se muito útil, por exemplo, na indústria da panificação e da produção de bebidas alcoólicas e de laticínios. Nesta atividade, seguindo diversos protocolos experimentais e utilizando alguns destes organismos, os alunos irão replicar a fermentação alcoólica e láctica em condições de anaerobiose.

• Componentes do currículo: Biologia e Geologia, Biologia, Química
  • Público: alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos) *
  • Duração: 50 minutos

É possível delinear atividades científico-didáticas adequadas a diferentes contextos educativos que não constam deste programa, mediante solicitação prévia (com, pelo menos, 30 dias de antecedência) sujeita a análise (s.educativo@mhnc.up.pt).