MUSEUS E COLECÇÕES CIENTÍFICAS: COLECÇÕES ANCILARES DOS HERBÁRIOS

Formador responsável: Cristiana Vieira

Outros formadores: João Tereso, Rita Gaspar, Carlos Vila-Viçosa, Leonardo da Fonte

Número máximo de participantes: 20

Tipo de curso: teórico-prático

Data: 23 de Abril de 2019 | 10h00 – 18h00

Local: Instalações do MHNC-UP no Edifício Histórico da Reitoria da U.Porto

Preço: 50 € (inscrição regular); 30 € (estudantes e funcionários de instituições abrangidas pelos protocolos MHNC-UP para a promoção e divulgação das coleções e património científico); 70 € (instituições e empresas); gratuito (funcionários de instituições associadas ao consórcio PRISC) | | Estão disponíveis 12 Bolsas PRISC (inscrição gratuita), sendo dada prioridade a candidatos desempregados, residentes fora da área metropolitana do Porto e estudantes – as bolsas excedentes serão distribuídas por ordem de recepção das inscrições.

DESCRIÇÃO

Tipologia e Diversidade das colecções ancilares de Herbário (Xilotecas. Carpotecas, Index Seminum, Arqueobotânica, Fotografia de espécimes vivos ou herborizados, Preparações microscópicas,  Colecções de Tecido e DNA,  Materia Medica,  Etnobotânica e Botânica Económica). Desafios e questões específicos de curadoria: conservação, inventariação, valoração e valorização, relações com colecção de espécimes de plantas e fungos. Contextualização das coleções ancilares na coleção Geral de Herbário. Papel das colecções ancilares na investigação e museologia.

OBJECTIVOS

O objectivo do curso é introduzir os participantes a um corpo de conhecimentos sobre colecções ancilares típicas de herbário, suas especificidades e papel histórico e contemporâneo.

Objetivos de Aprendizagem:

A.1 Compreender os conceitos de colecção ancilar no contexto da investigação botânica.

A.2 Compreender as origens, tipologia e evolução das colecções ancilares no contexto da curadoria e da investigação botânica.

A.3 Compreender o papel histórico e contemporâneo das colecções ancilares, sobretudo para a comunidade científica, mas também para o grande público.

Competências Específicas:

B.1 Perspetivar as colecções ancilares no contexto museológico e da investigação.

B.2 Relacionar espécimes e colecções ancilares com a génese e o ensino do conhecimento científico.

B.3 Conhecer instrumentos de documentação, exposição e preservação de colecções ancilares.

PLANO DO CURSO

Apresentação oral pelos formadores dos vários tópicos constantes do programa, acompanhada de exemplificação e demonstração de tipologias de colecções ancilares e discussão e distribuição de bibliografia previamente selecionada.

AVALIAÇÃO

Informal: Participação oral dos formandos.