ATIVIDADES PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

Atividades para alunos do 1.º ciclo do ensino básico

Local:

  • Na Escola; ou
  • Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva | Jardim Botânico da Universidade do Porto

B1. Observação e identificação de alguns seres vivos: plantas e animais. Através da observação, os alunos aprendem a identificar seres vivos, distinguindo-os de formas não vivas, e a reconhecer a existência de diversidade entre seres vivos de grupos diferentes. São também desafiadas a relacionar as características dos seres vivos (animais e plantas), com o seu habitat.

B2. Recolha, limpeza, armazenamento e identificação de sementes. Através de atividades em que se explora a cor, a forma, o tamanho e a textura, os alunos conhecem a diversidade de sementes e como, em função das mesmas, estas se podem agrupar. Ficam também a conhecer o comportamento de algumas sementes na água.

B3. Que parte da planta sou? Recorrendo à observação, os alunos identificam as diferenças entre raízes, caules, frutos, flores, folhas e sementes.

B4. O gostinho da floresta. Numa atividade focada na sistemática e classificação da flora, os alunos são convidados a recolher e identificar diferentes tipos de folhas das plantas do jardim e canteiros da escola.

B5. O meu pequeno herbário. Os alunos constroem um herbário com folhas recolhidas nos jardins e canteiros da escola e/ou folhas de plantas do Jardim Botânico da Universidade do Porto previamente recolhidas e preparadas, sendo apresentadas a conceitos-chave na área da sistemática e classificação, bem como à utilidade e relevância dos herbários.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Estudo do Meio, Expressão Artística
  • Público: alunos do 1.º ciclo do ensino básico (1.º e 2.º anos)*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.

B6. Construção de uma cadeia alimentar “viva”. Através da construção de uma teia alimentar, os alunos aprendem que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através das relações alimentares que estabelecem entre si, e do meio físico que os rodeia, reconhecendo a importância da preservação da natureza como um todo integrado.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Estudo do Meio, Expressão Plástica
  • Público: alunos do 1.º ciclo do ensino básico (2.º e 3.º anos)*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.

B7. Exploradores de Artefactos I. NOVIDADE A partir da interação com artefactos e pinturas rupestres representando os principais períodos da Pré-História, os alunos são convidados a explorar o processo da descoberta arqueológica. A atividade inclui a observação e o manuseamento  de modelos e réplicas de ferramentas, utensílios e levantamentos de pinturas encontrados em sítios arqueológicos, que representam  a evolução humana e a importância da preservação dos vestígios históricos e culturais. Nesta atividade são abordados de forma sucinta os períodos do Paleolítico, do Neolítico e da Idade dos Metais.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Estudo do Meio, Educação Visual, História, Ciências Naturais
  • Público: alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.

B8. Conversa com um Curador. Através de conversas informais, os Curadores do MHNC-UP conversam com os alunos sobre diversos temas científicos, dão a conhecer aos alunos o trabalho que se realiza nos bastidores de um museu e revelam a importância e o impacto social, científico e cultural das coleções de história natural e ciência.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Estudo do Meio, Educação Visual, História, Ciências Naturais
  • Público: alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de

Atividades para alunos do 2.º ciclo do ensino básico

Local:

  • Na Escola; ou
  • Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva | Jardim Botânico da Universidade do Porto

C1. Invisível a olho nu. Através da exploração da estrutura, composição e função do microscópio ótico, os alunos ficam a conhecer um dos mais relevantes instrumentos de observação científica e têm a oportunidade de observar e comparar células de diferentes seres vivos.

C2. Flores: tesouros escondidos. Através da dissecação de flores da época do Jardim Botânico da Universidade do Porto e das plantas dos jardins e canteiros da escola, os alunos conhecem a sua morfologia e identificam os grupos de plantas a que estas pertencem.

 C3. Uma gota de vida: a qualidade da água. Novidade Com esta atividade laboratorial será possível identificar algumas propriedades da água, relacionando-as com a função da mesma, no ambiente e nos organismos vivos. Os participantes poderão distinguir características específicas da água própria (nascente e mineral) imprópria (salobra e inquinada) para consumo. Pretende-se assim, que os participantes aprendam a distinguir diferentes tipos de água através da realização de análises químicas de parâmetros como: a presença de oxigénio ou de dióxido de carbono, o pH, a quantidade de fosfatos ou nitratos, a dureza ou a turbidez.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Ciências Naturais e área curricular de Educação para a Cidadania
  • Público: alunos do 2.º ciclo do ensino básico (5.º e 6.º anos)*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.

C4. Exploradores de Artefactos II. NOVIDADE A partir da interação com artefactos e pinturas rupestres representando os principais períodos da Pré-História, os alunos são convidados a explorar o processo da descoberta arqueológica. A atividade inclui a observação e o manuseamento  de modelos e réplicas de ferramentas, utensílios e levantamentos de pinturas encontrados em sítios arqueológicos, que representam  a evolução humana e a importância da preservação dos vestígios históricos e culturais. Nesta atividade são abordados de forma sucinta os períodos do Paleolítico, do Neolítico e da Idade dos Metais.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Estudo do Meio, Educação Visual, História, Ciências Naturais
  • Público: alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.

C5. Conversa com um Curador. Através de conversas informais, os Curadores do MHNC-UP conversam com os alunos sobre diversos temas científicos, dão a conhecer aos alunos o trabalho que se realiza nos bastidores de um museu e revelam a importância e o impacto social, científico e cultural das coleções de história natural e ciência.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Estudo do Meio, Educação Visual, História, Ciências Naturais
  • Público: alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de

Atividades para alunos do 3.º ciclo do ensino básico

Local:

  • Na Escola; ou
  • Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva | Jardim Botânico da Universidade do Porto

D1. Simulação de erupções vulcânicas. Através de uma atividade experimental em que se simulam erupções efusivas e explosivas, os alunos identificam os principais elementos de uma manifestação de atividade vulcânica, relacionando-os com o seu impacto na biodiversidade

D2. Paleontólogo por um dia. Utilizando utensílios semelhantes aos de um Paleontólogo, os alunos descobrem (réplicas de) fósseis, refletindo sobre o contributo do estudo dos fósseis e dos processos de fossilização para a reconstituição da história da vida na Terra.

Local:

  • Na Escola; ou
  • Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva | Jardim Botânico da Universidade do Porto; ou
  • No Laboratório Ferreira da Silva – Polo Central do Museu

D3. Vida à microescala. Através da observação de células de diferentes organismos ao microscópio ótico composto, os alunos reconhecem a célula como unidade básica dos seres vivos e distinguem células eucarióticas de células procarióticas.

Local:

  • Na Escola; ou
  • Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva | Jardim Botânico da Universidade do Porto

D4. Uma gota de vida: a qualidade da água. Com esta atividade laboratorial será possível identificar algumas propriedades da água, relacionando-as com a função da mesma, no ambiente e nos organismos vivos. Os participantes poderão distinguir características específicas da água própria (nascente e mineral) imprópria (salobra e inquinada) para consumo. Pretende-se assim, que os participantes aprendam a distinguir diferentes tipos de água através da realização de análises químicas de parâmetros como: a presença de oxigénio ou de dióxido de carbono, o pH, a quantidade de fosfatos ou nitratos, a dureza ou a turbidez.

Local:

  • Na Escola; ou
  • No Laboratório Ferreira da Silva – Polo Central do Museu

D5.  Biocosmos: a vida na Terra. Partindo da origem e evolução do Universo, nesta atividade prática serão observadas macroscopicamente amostras museológicas de meteoritos, fósseis e outros materiais afins, sendo explorada a teoria do Big Bang e discutida a importância das características da Terra enquanto planeta do sistema solar com vida. Os participantes poderão compreender a teoria nebular e o fenómeno de formação de protoplanetas, ficando a conhecer as principais condições que propiciaram o aparecimento de vida na Terra.

D6. A química do corpo humano. Relacionar os elementos químicos mais abundantes no corpo humano com as funções que estes desempenham é, sem dúvida, um desafio! Com recurso ao trabalho laboratorial para deteção de alguns nutrientes em alimentos do dia-a-dia, nesta atividade procurar-se-á evidenciar as funções vitais desses nutrientes no corpo humano. Desta forma, valoriza-se o contributo da química para o conhecimento do organismo e para a melhoria da qualidade de vida.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Ciências Naturais, Ciências Físico-químicas, Geografia e área curricular de Educação para a Cidadania
  • Público: alunos do 3.º ciclo do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º anos)*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.

D7. Exploradores de Artefactos III. NOVIDADE A partir da interação com artefactos e pinturas rupestres representando os principais períodos da Pré-História, os alunos são convidados a explorar o processo da descoberta arqueológica. A atividade inclui a observação e o manuseamento  de modelos e réplicas de ferramentas, utensílios e levantamentos de pinturas encontrados em sítios arqueológicos, que representam  a evolução humana e a importância da preservação dos vestígios históricos e culturais. Nesta atividade são abordados de forma sucinta os períodos do Paleolítico, do Neolítico e da Idade dos Metais.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Estudo do Meio, Educação Visual, História, Ciências Naturais
  • Público: alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.

D8. ADN, um tesouro bem guardado. NOVIDADE Todos os seres vivos possuem Acido Desoxirribonucleico na sua composição, um código que os torna diferentes e únicos. Nesta atividade, seguindo um protocolo experimental análogo ao que é utilizado nos laboratórios de investigação, mas usando alimentos e reagentes comuns que utilizamos no nosso dia-a-dia, os alunos aprendem a extrair moléculas de ADN. Posteriormente poderão observar o ADN encontrado ao microscópio ótico e construir uma maquete desta biomolécula essencial à vida.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Ciências Naturais e Ciências Físico-químicas
  • Público: alunos do 3.º ciclo do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º anos)*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.

D9. Conversa com um Curador. Através de conversas informais, os Curadores do MHNC-UP conversam com os alunos sobre diversos temas científicos, dão a conhecer aos alunos o trabalho que se realiza nos bastidores de um museu e revelam a importância e o impacto social, científico e cultural das coleções de história natural e ciência.

DRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Estudo do Meio, Educação Visual, História, Ciências Naturais
  • Público: alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.