ATIVIDADES PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

Atividades para alunos do 1.º ciclo do ensino básico

Local:

  • Na Escola; ou
  • Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva | Jardim Botânico da Universidade do Porto

B1. Observação e identificação de alguns seres vivos: plantas e animais. Através da observação, os alunos aprendem a identificar seres vivos, distinguindo-os de formas não vivas, e a reconhecer a existência de diversidade entre seres vivos de grupos diferentes. São também desafiadas a relacionar as características dos seres vivos (animais e plantas), com o seu habitat.

B2. Recolha, limpeza, armazenamento e identificação de sementes. Através de atividades em que se explora a cor, a forma, o tamanho e a textura, os alunos conhecem a diversidade de sementes e como, em função das mesmas, estas se podem agrupar. Ficam também a conhecer o comportamento de algumas sementes na água.

B3. Que parte da planta sou? Recorrendo à observação, os alunos identificam as diferenças entre raízes, caules, frutos, flores, folhas e sementes.

B4. O gostinho da floresta. Numa atividade focada na sistemática e classificação da flora, os alunos são convidados a recolher e identificar diferentes tipos de folhas das plantas do jardim e canteiros da escola.

B5. O meu pequeno herbário. Os alunos constroem um herbário com folhas recolhidas nos jardins e canteiros da escola e/ou folhas de plantas do Jardim Botânico da Universidade do Porto previamente recolhidas e preparadas, sendo apresentadas a conceitos-chave na área da sistemática e classificação, bem como à utilidade e relevância dos herbários.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Estudo do Meio, Expressão Artística
  • Público: alunos do 1.º ciclo do ensino básico (1.º e 2.º anos)*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.

B6. Construção de uma cadeia alimentar “viva”. Através da construção de uma teia alimentar, os alunos aprendem que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através das relações alimentares que estabelecem entre si, e do meio físico que os rodeia, reconhecendo a importância da preservação da natureza como um todo integrado.

B7. Máscara Didagur: como sou? A partir da descrição áudio de uma máscara Didagur, proveniente da Papua-Nova-Guiné, que integra a coleção de etnografia do MHNC-UP, os alunos são convidados a fazer representações plásticas destes objetos, criando-se um contexto favorável à discussão de aspetos históricos e culturais associados à utilização de máscaras.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Estudo do Meio, Expressão Plástica
  • Público: alunos do 1.º ciclo do ensino básico (2.º e 3.º anos)*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.

Atividades para alunos do 2.º ciclo do ensino básico

Local:

  • Na Escola; ou
  • Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva | Jardim Botânico da Universidade do Porto

C1. Invisível a olho nu. Através da exploração da estrutura, composição e função do microscópio ótico, os alunos ficam a conhecer um dos mais relevantes instrumentos de observação científica e têm a oportunidade de observar e comparar células de diferentes seres vivos.

C2. Flores: tesouros escondidos. Através da dissecação de flores da época do Jardim Botânico da Universidade do Porto e das plantas dos jardins e canteiros da escola, os alunos conhecem a sua morfologia e identificam os grupos de plantas a que estas pertencem.

 C3. Uma gota de vida: a qualidade da água. Novidade Com esta atividade laboratorial será possível identificar algumas propriedades da água, relacionando-as com a função da mesma, no ambiente e nos organismos vivos. Os participantes poderão distinguir características específicas da água própria (nascente e mineral) imprópria (salobra e inquinada) para consumo. Pretende-se assim, que os participantes aprendam a distinguir diferentes tipos de água através da realização de análises químicas de parâmetros como: a presença de oxigénio ou de dióxido de carbono, o pH, a quantidade de fosfatos ou nitratos, a dureza ou a turbidez.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Ciências Naturais e área curricular de Educação para a Cidadania
  • Público: alunos do 2.º ciclo do ensino básico (5.º e 6.º anos)*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.

Atividades para alunos do 3.º ciclo do ensino básico

Local:

  • Na Escola; ou
  • Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva | Jardim Botânico da Universidade do Porto

D1. Simulação de erupções vulcânicas. Através de uma atividade experimental em que se simulam erupções efusivas e explosivas, os alunos identificam os principais elementos de uma manifestação de atividade vulcânica, relacionando-os com o seu impacto na biodiversidade

D2. Paleontólogo por um dia. Utilizando utensílios semelhantes aos de um Paleontólogo, os alunos descobrem (réplicas de) fósseis, refletindo sobre o contributo do estudo dos fósseis e dos processos de fossilização para a reconstituição da história da vida na Terra.

Local:

  • Na Escola; ou
  • Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva | Jardim Botânico da Universidade do Porto; ou
  • No Laboratório Ferreira da Silva – Polo Central do Museu

D3. Vida à microescala. Através da observação de células de diferentes organismos ao microscópio ótico composto, os alunos reconhecem a célula como unidade básica dos seres vivos e distinguem células eucarióticas de células procarióticas.

Local:

  • Na Escola; ou
  • Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva | Jardim Botânico da Universidade do Porto

D4.  Estudo de caso –  Alimentação: saúde individual e ambiental e promoção da sustentabilidade. Através da análise conjunta de artigos científicos sobre temas explorados nos módulos expositivos da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, os alunos discutem a relação entre a alimentação e o impacto da intervenção humana na Terra, sendo convidados a refletir sobre a necessidade de adoção de comportamentos de cidadania ativa e justa, coerentes com um desenvolvimento sustentável.

D5. Uma gota de vida: a qualidade da água. Novidade Com esta atividade laboratorial será possível identificar algumas propriedades da água, relacionando-as com a função da mesma, no ambiente e nos organismos vivos. Os participantes poderão distinguir características específicas da água própria (nascente e mineral) imprópria (salobra e inquinada) para consumo. Pretende-se assim, que os participantes aprendam a distinguir diferentes tipos de água através da realização de análises químicas de parâmetros como: a presença de oxigénio ou de dióxido de carbono, o pH, a quantidade de fosfatos ou nitratos, a dureza ou a turbidez.

Local:

  • Na Escola; ou
  • No Laboratório Ferreira da Silva – Polo Central do Museu

D6.  Biocosmos: a vida na Terra. Novidade Partindo da origem e evolução do Universo, nesta atividade prática serão observadas macroscopicamente amostras museológicas de meteoritos, fósseis e outros materiais afins, sendo explorada a teoria do Big Bang e discutida a importância das características da Terra enquanto planeta do sistema solar com vida. Os participantes poderão compreender a teoria nebular e o fenómeno de formação de protoplanetas, ficando a conhecer as principais condições que propiciaram o aparecimento de vida na Terra.

D7. A química do corpo humano. Novidade Relacionar os elementos químicos mais abundantes no corpo humano com as funções que estes desempenham é, sem dúvida, um desafio! Com recurso ao trabalho laboratorial para deteção de alguns nutrientes em alimentos do dia-a-dia, nesta atividade procurar-se-á evidenciar as funções vitais desses nutrientes no corpo humano. Desta forma, valoriza-se o contributo da química para o conhecimento do organismo e para a melhoria da qualidade de vida.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Ciências Naturais, Ciências Físico-químicas, Geografia e área curricular de Educação para a Cidadania
  • Público: alunos do 3.º ciclo do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º anos)*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.