ATIVIDADES PARA ALUNOS DO ENSINO PRÉ-ESCOLAR

Local:

• Na Escola; ou
  • Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva | Jardim Botânico da Universidade do Porto

A1. Aprender com a biodiversidade. Inspirando-se na biodiversidade vegetal que nos rodeia, as crianças são convidadas a fazer desenhos sobre a biodiversidade animal, estimulando-se o contacto com seres vivos e outros elementos da natureza.

A2. Que parte da planta sou? As crianças são convidadas a observar e identificar diferentes raízes, caules, frutos, flores, folhas e sementes.

A3. O gostinho da floresta. As crianças são convidadas a observar e identificar folhas dos exemplares do Jardim Botânico da Universidade do Porto e/ou dos jardins e canteiros da própria escola.

A4. Observação e identificação de seres vivos: plantas e animais. Através da observação de seres vivos, é trabalhado o conceito de ser vivo e as principais diferenças entre plantas e animais. Com base em experiências estimulantes, as crianças contactam com alguns exemplares de seres vivos e classificam-nos de acordo com critérios específicos.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

• Área de Conteúdo: Área do Conhecimento do Mundo
  • Público: alunos do ensino pré-escolar
  • Duração: 50 minutos