ATIVIDADES PARA ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO

Local:

  • Na Escola; ou
  • Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva | Jardim Botânico da Universidade do Porto

E1. ADN, um tesouro bem guardado – Todos os seres vivos possuem Acido Desoxirribonucleico na sua composição, um código que os torna diferentes e únicos. Nesta atividade, seguindo um protocolo experimental análogo ao que é utilizado nos laboratórios de investigação, mas usando alimentos e reagentes comuns que utilizamos no nosso dia-a-dia, os alunos aprendem a extrair moléculas de ADN. Posteriormente poderão observar o ADN encontrado ao microscópio ótico, assim como preparações definitivas de cromossomas e ADN e, ainda, construir uma maquete desta biomolécula essencial à vida.

E2.  Análise de ADN com recurso a kits de eletroforese em gel de agarose. Com base na aplicação de uma técnica utilizada para separar fragmentos de ADN e outras macromoléculas por tamanho e carga, os alunos interpretam informação sobre processos biotecnológicos de manipulação genética, discutindo a relação entre o desenvolvimento tecnológico e o avanço do conhecimento científico.

E3. Missão fermentação: láctica ou alcoólica? Novidade A mobilização de energia levada a cabo por organismos como leveduras e bactérias, tornou-se muito útil na indústria da panificação e da produção de bebidas alcoólicas e de laticínios. Nesta atividade, seguindo diversos protocolos experimentais, iremos utilizar algumas destas espécies e replicar a fermentação alcoólica e láctica realizadas em condições de anaerobiose.

E4. Solo e água: subsistemas por desvendar. Novidade Com base na realização de análises químicas da qualidade da água e do solo, nesta atividade os alunos abordarão diversos tipos de poluição e discutirão a sua influência no equilíbrio dos ecossistemas.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Biologia e Geologia, Biologia, Química
  • Público: alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos)*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.

E5. Conversa com um Curador. Através de conversas informais, os Curadores do MHNC-UP conversam com os alunos sobre diversos temas científicos, dão a conhecer aos alunos o trabalho que se realiza nos bastidores de um museu e revelam a importância e o impacto social, científico e cultural das coleções de história natural e ciência.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

  • Componentes do currículo: Biologia, Geologia, Física e Química, História, Antropologia
  • Público: alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos)*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.