ATIVIDADES PARA ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO

Local:

• Na Escola; ou
  • Na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva | Jardim Botânico da Universidade do Porto

E1. Estudo de caso – O caso do lobo-ibérico. A diversidade biológica e dinâmica dos ecossistemas: porquê preservar a biodiversidade? Através de uma breve análise do projeto de conservação do lobo ibérico “O lobo e o Homem” desenvolvido em Portugal e apresentado na itinerância da exposição “UNESCO Green Citizens – Pioneiros da Mudança” no Jardim Botânico da Universidade do Porto, os alunos poderão compreender melhor de que forma as alterações do meio podem contribuir para a evolução ou extinção de espécies, afetando desta forma a biodiversidade.

E2. Luminescência química e biológica. Novidade Nesta atividade, os alunos participam numa atividade demonstrativa, que visa explorar e relacionar os fenómenos de quimioluminescência e bioluminescência, discutindo as limitações e potencial da sua aplicação ao desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas.

Local: Laboratório Ferreira da Silva – Polo Central do Museu

E3.  Análise de ADN com recurso a kits de eletroforese em gel de agarose. Com base na aplicação de uma técnica utilizada para separar fragmentos de ADN e outras macromoléculas por tamanho e carga, os alunos interpretam informação sobre processos biotecnológicos de manipulação genética, discutindo a relação entre o desenvolvimento tecnológico e o avanço do conhecimento científico

E4. Missão fermentação: láctica ou alcoólica? Novidade A mobilização de energia levada a cabo por organismos como leveduras e bactérias, tornou-se muito útil na indústria da panificação e da produção de bebidas alcoólicas e de laticínios. Nesta atividade, seguindo diversos protocolos experimentais, iremos utilizar algumas destas espécies e replicar a fermentação alcoólica e láctica realizadas em condições de anaerobiose.

E5. Solo e água: subsistemas por desvendar. Novidade Com base na realização de análises químicas da qualidade da água e do solo, nesta atividade os alunos abordarão diversos tipos de poluição e discutirão a sua influência no equilíbrio dos ecossistemas.

ENQUADRAMENTO DIDÁTICO

• Componentes do currículo: Biologia e Geologia, Biologia, Química
  • Público: alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos)*
  • Duração: 50 minutos

*O grau de especificidade no desenvolvimento da atividade será ajustado ao nível de ensino.