FÉRIAS COM O MUSEU

NATAL NO MUSEU 2022

PROGRAMA COMPLETO

O MHNC-UP apresenta um programa de Férias com o Museu dedicado à época natalícia e à passagem de ano. Por entre decorações, estrelas, aromas, texturas e muita ciência, as atividades que propomos estão repletas de diversão e descoberta e estimularão os mais pequenos a dar forma ao Natal.

Dia 20 de dezembro (3.ª feira) – UM CONTO DE NATAL

“Terminada a ceia começava a narração das histórias. Um contava histórias de lobos e ursos, outro contava histórias de gnomos e anões. Uma mulher contava a lenda de Tristão e Isolda e um velho de barbas brancas contava a lenda de Alf, rei da Dinamarca, e de Sigurd. Mas as mais belas histórias eram as histórias do Natal, as histórias dos Reis Magos, dos pastores e dos Anjos.”

In O cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andresen

Foi nos espaços que hoje acolhem a Galeria da Biodiversidade e no Jardim Botânico da Universidade do Porto que Sophia se inspirou para escrever as mais belas histórias de Natal. Nelas, descreve os espaços, os aromas, as formas, os sons e as celebrações desta época festiva. Será que conseguimos recriar os espaços imaginários de Sophia? Que histórias se escondem na Galeria da Biodiversidade? Nesta atividade poderás criar um cenário inspirado neste conto e partilhar connosco a tua própria história do Natal.

Dia 21 de dezembro (4.ª feira) – DECORAÇÕES NATALÍCIAS

“Joana deu uma volta à roda da mesa. Os copos já lá estavam, tão frios e luminosos que mais pareciam vindos do interior de uma fonte de montanha do que do fundo de um armário. As velas estavam acesas e a sua luz atravessava o cristal. Em cima da mesa havia coisas maravilhosas e extraordinárias: bolas de vidro, pinhas douradas e aquela planta que tem folhas com picos e bolas encarnadas. Era uma festa. Era o Natal.”

In A noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen

Com recurso a materiais sustentáveis, e inspirados pela Galeria da Biodiversidade e pelo Jardim Botânico da Universidade do Porto, vamos criar uma decoração natalícia, seja ela um alfinete, íman, mola ou um quadro muito original. Para isso, percorreremos os caminhos do Jardim em busca de matéria-prima e inspiração para criarmos maravilhosas esculturas. Vem criar a tua decoração de Natal connosco!

Dia 22 de dezembro (5ª Feira) –  UM NATAL ANIMAL

“Há coisas muito mais importantes do que estar bem penteada. Tenho de salvar todos os homens, os animais e as plantas que vivem na floresta.”

In A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen

Os animais também fazem parte do Natal! Desde renas a burros e vacas, até algumas espécies de aves, muitos deles figuram nas histórias que contamos nesta época. Nesta atividade, vamos visitar a Galeria da Biodiversidade em busca dos animais mais natalícios que, com recurso a materiais sustentáveis criteriosamente recolhidos no Jardim Botânico da Universidade do Porto, representaremos em esculturas e desenhos. Vais poder levar para casa um novo amigo: o teu companheiro de Natal!

Dia 27 de dezembro (3.ª feira) – CALENDÁRIO DA BIODIVERSIDADE

“Todos os homens, animais e plantas que aqui vivem, de hoje em diante, ficam à tua guarda. Tu és a fada desta floresta. Promete-me que nunca a hás-de abandonar. Oriana disse:- Prometo. E daí em diante, Oriana ficou a morar na floresta.”

In A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen

É no início de cada ano que começamos a fazer planos e resoluções para o futuro. No espírito da preservação da biodiversidade e do planeamento do ano que aí vem, preparámos uma atividade especial: vamos construir um calendário anual, com espécimes animais e vegetais, que te vai ajudar a organizar os teus dias, lembrando-te da importância da biodiversidade. Junta-te a nós para preparar a entrada em 2023!

Dia 28 de dezembro (4.ª Feira) – A VIAGEM DAS PLANTAS AROMÁTICAS

“Havia no ar um cheiro de canela e de pinheiro. Em cima da mesa tudo brilhava: as velas, as facas, os copos, as bolas de vidro, as pinhas doiradas. E as pessoas riam e diziam umas às outras: «Bom Natal».

In A noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen

De todos os nossos sentidos, são o olfato e o paladar os que nos transportam mais intensamente para as memórias. Os aromas e sabores do Natal são muitas vezes os mais marcantes e dos quais nos lembramos mais facilmente: canela, maçã, caramelo, doce de leite, aletria e chocolates… Nesta atividade vamos dar a volta ao mundo e conhecer alguns dos frutos e plantas que dão sabor ao Natal. Como chegaram eles até nós? E que outra utilidade podem ter? Vem sentir o aroma e saborear estas delícias connosco!

Dia 29 de dezembro (5.ª Feira) – EM BUSCA DAS ESTRELAS

“Abriu a porta e desceu a escada da varanda. Estava muito frio, mas o próprio frio brilhava. As folhas das tílias, das bétulas e das cerejeiras tinham caído. Os ramos nus desenhavam-se no ar como rendas pretas. Só o cedro tinha os seus ramos cobertos. E muito alto, por cima das árvores, era a escuridão enorme e redonda do céu. E nessa escuridão as estrelas cintilavam, mais claras do que tudo. Cá em baixo era uma festa e por isso havia muitas coisas brilhantes: velas acesas, bolas de vidro, copos de cristal. Mas no céu havia uma festa maior, com milhões e milhões de estrelas.”

In A Noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen

As estrelas no céu parecem sempre muito pequenas e redondas, mas sabias que não são? Talvez a mais conhecida forma de as representar seja com pentágonos, figuras de cinco lados que surgem por toda a parte na natureza. No Jardim Botânico da Universidade do Porto podemos encontrar “estrelas” de várias cores, formas e feitios, que embelezam a vegetação: as flores. Nesta atividade vamos explorar o pentágono e conhecer algumas estrelas e constelações do céu noturno. Vem descobrir o universo connosco e talvez ainda possas levar para casa a tua própria estrela!