FÉRIAS COM O MUSEU

NATAL NO MUSEU 2024

PROGRAMA COMPLETO

Quinta-feira, 19 dezembro de 2024

O NATAL DE SOPHIA

“As velas estavam acesas e a sua luz atravessava o cristal. Em cima da mesa havia coisas
maravilhosas e extraordinárias: bolas de vidro, pinhas douradas e aquela planta que tem folhas
com picos e bolas encarnadas. Era uma festa. Era o Natal.”

In A Noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen

No mundo de Sophia, os Natais eram mágicos. Os aromas natalícios preenchiam todos os cantos da casa, os brilhos dos cristais refletiam-se nas paredes, e os amplos espaços tornavam-se quentes e aconchegantes. Inspirados por este ambiente tão especial, lançamos o convite para embarcar numa aventura literária pelos jardins e salas da grande casa onde Sophia encontrou inspiração para criar as suas encantadoras histórias.

Nesta atividade, vamos descobrir recantos mágicos e dar asas à imaginação. E, quem sabe, talvez até possamos construir uma casa para anões, usando galhos, folhas e cascas de árvores, como se estivéssemos a viver um dos contos de Sophia. Vamos explorar O Rapaz de Bronze, a A Floresta ou A Noite de Natal e criar memórias tão especiais quanto as histórias que iremos contar. Preparados para esta viagem ao mundo de Sophia?

Sexta-feira, 19 dezembro de 2024

AROMAS DE NATAL

“Havia no ar um cheiro de canela e de pinheiro. Em cima da mesa tudo brilhava: as velas, as facas, os copos, as bolas de vidro, as pinhas doiradas. E as pessoas riam e diziam umas às outras: «Bom Natal».”

In A Noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen

É no inverno que o ar se enche de aromas únicos, típicos desta época do ano. A mistura da canela, laranja, chocolate e cravinho transporta-nos para memórias reconfortantes de Natais passados. Mas será que conseguimos descobrir todos os sabores do Natal?

Nesta atividade, vamos partir numa viagem sensorial. Com vendas nos olhos e caixas misteriosas, vamos usar o olfato para identificar aromas como a canela, alfazema, cravinho e tomilho. O tato também terá um papel importante, ao explorar as texturas de pinhas, folhas de azevinho, casca de pinheiro e outros tesouros do Jardim. E, para terminar, que tal pôr a mão na massa e fazer deliciosas bolachas de canela? Preparados para uma experiência cheia de cheiros, sabores e memórias natalícias?

Quinta-feira, 26 dezembro de 2024

EM BUSCA DAS ESTRELAS

“Então Joana foi ao jardim. Porque ela sabia que nas Noites de Natal as estrelas são diferentes.”

In A noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen

Sabiam que nem só no céu há estrelas? À noite, as estrelas cintilantes iluminam o céu como pequenos diamantes, mas se olharmos mais de perto ao nosso redor, veremos que as estrelas estão por toda parte. Nas flores, encontramos pétalas que se abrem em formas que lembram estrelas, colorindo os campos e jardins. Nos frutos, descobrimos pequenas estrelas escondidas, segredos saborosos à espera de serem revelados. E até nos oceanos encontramos estrelas do mar, com os seus braços que se estendem como raios de sol debaixo de água. A natureza é um tesouro cheio de estrelas, desde as formas mais grandiosas às mais pequeninas.

Nesta atividade vamos encontrar e criar estrelas, recorrendo à criatividade e a um conjunto de materiais naturais ou reutilizados. Preparados para tornar esta época festiva ainda mais estrelada?

Sexta-feira, 27 dezembro de 2024

SEMEAR ESPÍRITO DE NATAL

Há várias plantas que desempenham um papel especial nas tradições de celebração do Natal e do Ano Novo. Estas plantas não só enfeitam e embelezam como trazem um toque de natureza e muito simbolismo a esta época festiva. As coroas, os presépios e as árvores de Natal são alguns exemplos de decorações em que as usamos.
Nesta atividade vamos descobrir que plantas estão associadas a esta época festiva, perceber o simbolismo de cada uma e saber mais sobre a sua biologia e sobre os seus ecossistemas. E… Vamos também semear e levar para casa este espírito de esperança, renovação e boa sorte!

Voltar